Home Competições Circuito Cosplay Loren fala sobre cosplay, família e amigos

Loren fala sobre cosplay, família e amigos

E-mail Print PDF
There are no translations available.

Em entrevista exclusiva a atual líder do Circuito Cosplay Loren Louro, mais conhecida no meio cosplay como Lola, fala ao Cosplayers.net e nos conta sobre sua experiência como cosplayer, sua família e amigos.

loren02.jpgCosplayers.net: Vamos começar com o básico: você poderia se apresentar aos nossos leitores? Quem é a Loren? Quais as suas ocupações e hobbies?

Loren: Bom, meu nome é Loren de Oliveira Louro, mas sou conhecida como Lola, tenho 19 anos e sou estudante de turismo. Trabalho com eventos, recreação e ajudo minha mãe no salão dela. Meus Hobbies? Nossa vários! Acho que o primeiro não é novidade, pois é o cosplay. Adoro fabricar tudinho em casa, gosto também de me reunir com os amigos para noitadas, amo esportes radicais aquáticos e por ai vai.
 
Cosnet: Como você conheceu o cosplay, e como se interessou por ele? O que te motivou a começar?
 
Loren: Em 99 comecei a freqüentar eventos por influência de uma amiga. Nós éramos viciadas em Sailor Moon e Sakura Card Captors. No segundo evento eu já fui de cosplay (Videl - Dragon Ball), porque eu achei tudo muito mágico e não queria ficar de fora. Daí eu não parei mais, comecei a fazer amigos e trabalhar na parte de RPG uns 3 anos depois.
 
Cosnet: Como você escolhe os personagens que vai representar?
 
Loren: Geralmente eu já conheço o personagem, e avalio o tipo físico e a viabilidade de fazer tudo, ou algum amigo meu pede para eu fazer um personagem ai eu faço uma pesquisa e faço de presente para ele. Isso já aconteceu muito. Adoro fazer cosplays que meus amigos gostem.
 
Cosnet: Vamos falar do seu processo criativo quando está confeccionando um cosplay. Você mesma cuida de todos os detalhes, tecidos, costura e acessórios ou conta com a ajuda de alguém?
 
Loren: Eu faço tudo em casa, eu monto todos os acessórios e minha mãe costura as roupas. De vez em quando eu e alguns amigos montamos um mutirão onde um ajuda o outro, o que facilita bastante o processo. Agora eu quero aprender a fazer perucas, porque são as únicas coisas que eu tenho de comprar.
 
Cosnet: Agora falando um pouco do Circuito Cosplay. Este ano você despontou como uma das favoritas para conquistar o Circuito, e até então você não tinha participado com destaque de outras grandes competições. A que você atribui o seu sucesso esse ano, e as vitórias que tem conquistado?
 
Loren: Com certeza o apoio dos meus amigos e da minha mãe, porque sem eles eu não teria ido tão longe. Foram eles que me incentivaram a competir, porque até então eu só subia no palco para trabalhar. Mas eles insistiram para que eu tentasse e hoje estou aqui graças a eles.
 
 
Cosnet: O Circuito Cosplay é uma competição desgastante para o cosplayer, pois exige a preparação de muitos trajes e apresentações em um curto espaço de tempo. Como você concilia essa demanda com as suas atividades diárias? Você acredita que o estresse de uma competição assim pode prejudicar a diversão que o hobby proporciona?
 
Loren: Eu faço meus cosplays nos finais de semana ou à noite depois da faculdade, é desgastante, mas é um desgaste muito bom, pois quando eu vejo tudo pronto me dá uma sensação de missão comprida. Eu acho que o hobby só prejudica quando alguém vive para isso, o que não é meu caso, eu consigo conciliar com  minha vida pessoal. Afinal, eu só faço isso para me divertir, se estivesse me atrapalhando com certeza eu já teria parado.
 
loren01.jpgCosnet: Faltando apenas um evento para terminar o circuito desse ano, como estão os seus preparativos? Você está confiante da vitória ou acredita que ainda podem haver surpresas?
 
Loren: Já estou começando a preparar tudo, tanto os cosplays tanto o psicológico. Vitória? Eu acho que ainda muita coisa vai acontecer, e como eu sempre digo estou torcendo muito pela Lucy (Lucyana Reimão, segunda colocada no Circuito) também, porque antes de sermos cosplayers somos amigas, então quem ganhar ganhou, será super divertido!
 
Cosnet: É fato notório essa sua grande amizade com a Lucyana. Como vocês conciliam a competição e a amizade? Isso chegou a atrapalhar em algum momento?
 
Loren: Nunca atrapalhou, nos montamos muitas coisas juntas, torcemos uma pela outra , ela sabe o que eu vou fazer e vice-versa, não temos segredos, porque também não faria diferença. Damos muitas risadas pensando em tudo que estamos fazendo, e trocamos muitas dicas. Uma competição nunca pode vir antes de uma amizade e é isso que nós acreditamos.
 
Cosnet: Você já sofreu, apesar da inegável qualidade dos seus cosplays e apresentações, dos preconceitos e estereótipos de "só mais um rostinho bonito", devido às suas recentes vitórias em concursos? Como você lida com essa situação?
 
Loren: Acho que isso não acontece, mas se acontece tudo bem, porque é normal as pessoas falarem bem ou mal quando aparece alguém novo. Não podemos agradar a todos, mas eu tento tá (risos)?
 
Cosnet: Sua mãe sempre te acompanha nos eventos, e é nítido o interesse dela pelo cosplay e por ajudar você, e até mesmo outros cosplayers. Como ela vê o seu envolvimento com o cosplay? E ela própria, já fez ou não pensa em fazer cosplay um dia?
 
Loren: Ela está aqui do meu lado respondendo: “Um dia vou criar coragem e fazer um para mim também”.
O que ela gosta mesmo é de ajudar, estar envolvida com esse meio, ela adora meus amigos e acha que nosso hobby é muito saudável, pois estimula a criatividade e ocupa o tempo disponível, impedindo as pessoas de se envolver com coisas ilícitas.

Cosnet: Para terminar, quais as suas dicas para os cosplayers que desejam participar do Circuito e conseguir boas colocações como as que você vem obtendo?
 
Loren: Força na peruca! (risos) Na verdade tem que ter muita força de vontade e nunca desistir. Lembrem-se que estou nesse meio desde 99 e nunca consegui nada, só com muito esforço e ajuda de meus amigos eu consegui. Bolem alguma coisa bem criativa e "metam a cara", porque só arriscando que vocês conseguirão.

 

No momento da publicação desta entrevista Loren está em primeiro lugar no Circuito Cosplay 2008, com 79 pontos, seguida por Lucyana Reimão que tem 65. Veja aqui a classificação completa do Circuito Cosplay 2008.

Last Updated on Friday, 14 March 2008 10:15  

Comments  

 
0 # Adorooooooooo 2010-08-24 15:38
Nós achamos lindo e super criativo ameiiiiiiiiiiii e tambem adorooooooooo supre incrivel vc tem um grande talento .