Home Cosplay na Mídia No Brasil Cosplay na National Geographic de Dezembro

Cosplay na National Geographic de Dezembro

E-mail Print PDF
There are no translations available.

A edição de número 105 da revista National Geographic publicou uma matéria sobre o mundo dos mangás e animes, abordando também o fenômeno cosplay no Brasil.

Apesar do foco principal da matéria ser a cultura do mangá no Brasil, grande parte do texto e do material visual se dedica ao cosplay, tanto como fenômeno artístico quanto cultural. A matéria reproduz depoimentos e cita diversos cosplayers brasileiros, entre os quais os atuais campeões do World Cosplay Summit, Gabriel Niemietz e [[Jéssica Campos]], além de Andressa Miyazaki, Daniela Karasawa e os irmãos [[Maurício Somenzari]] e [[Mônica Somenzari]].

national-geographic-105-manga.jpg

Como é costume na revista a matéria trata o tema de forma séria e objetiva, e mostra o cosplay como uma tendência em crescimento no Brasil, e como um mercado de futuro. Segundo a jornalista Monica Canejo, que assina o artigo, "o cosplay é a apoteose da fantasia, representação viva do mundo virtual dos mangás".

Além do texto que foi publicado nas edições impressa e online da revista, o site da National Geographic complementa a matéria com entrevistas em vídeo com Gabriel Niemietz e Jéssica Campos, além do vídeo com a apresentação da dupla na final japonesa do WCS 2008, cedido pela TV Aichi. Há ainda uma galeria de imagens, todas feitas pelo fotógrafo Maurício Paiva, que fotografou cosplayers em eventos e locações especiais.

O Cosplayers.net acompanhou Maurício de Paiva em uma dessas sessões fotográficas, feita em um tempo budista em Itapecerica da Serra, cidade próxima a São Paulo. Participaram da sessão as cosplayers Andressa Miyazaki e Lucyana Reimão. Clique nas miniaturas abaixo para ver fotos exclusivas do ensaio e do making of:

{gallery}cosplaynamidia_brasil/2008/ng105{/gallery}

 

Veja ainda



Fonte: Revista National Geographic - Edição 105.

Imagem no topo: Maurício de Paiva - site da National Geographic.