Home Competições World Cosplay Summit Alemanha: um dos primeiros países no WCS

Alemanha: um dos primeiros países no WCS

E-mail Print PDF
There are no translations available.

Pioneira no World Cosplay Summit, a Alemanha participa desde 2003 do evento. O Cosplayers.net entrevistou Fritjof Eckardt, responsável pelo World cosplay Summit na Alemanha.

Em seu primeiro ano o WCS ainda não era uma competição de cosplay. Idealizado pela TV Aichi, o evento em seu primeiro ano contou com apenas alguns países convidados, e consistia apenas de palestras, sessões fotográficas e a cobertura da TV, incluindo um breve documentário sobre o cosplay mundo a fora.

No primeiro ano participaram, além do Japão, mais três países. Representantes da Alemanha, França e Itália foram convidados e o evento aconteceu no dia 12 de Outubro, no Rose Court Hotel em Nagoya. Apenas a partir de 2005 o WCS acrescentou à sua programação o World Cosplay Championship, ou campeonato mundial de cosplay. Com representantes desde a primeira edição do WCS, os alemães têm muita tradição no torneio, e um ponto de vista privilegiado sobre a evolução do cosplay e do World Cosplay Summit.

Este ano, como nos anteriores, a eliminatória alemã acontece no Connichi, maior evento do gênero naquele país. O evento conta com uma extensa lista de atrações, variando entre convidados nacionais e internacionais, shows com grupos musicais, bandas e artistas e estandes para venda de mercadorias relacionadas com anime e mangá. Os números do evento também impressionam: em sua primeira edição em 2002 o Connichi recebeu 1500 visitantes. No ano seguinte esse número dobrou, e daí para frente o crescimento continuou acelerado, com 7500 visitantes em 2004, 9200 em 2005, 12000 em 2006 e 13000 em 2007.

Leia a entrevista completa com Fritjof Eckardt, cosplayer veterano e responsável pela organização do WCS na Alemanha.

 

wcs_germany_fritjof_eckardt_02.jpgCosplayers.net: Antes de mais nada você poderia se apresentar aos nossos leitores e nos contar sobre o seu papel no Connichi?

Fritjof: Fritjof Eckardt, mas nos círculos de anime e mangá da Alemanha sou mais conhecido como Puka. Há 10 anos eu trabalho para vários eventos de mangá/anime/cultura japonesa em meu país. Eu fui um dos primeiros cosplayers do sexo masculino na Alemanha, mas parei de fazer cosplay há alguns anos. No Connichi sou responsável pelo WCS e pela equipe de apoio aos convidados vip.

 

Cosnet: Você poderia nos contar um pouco sobre o Connichi? Quais os números do evento e suas principais atrações? Desde quando ele acontece e como cresceu desde então?

F: O Connichi é o maior evento de Anime e Manga organizado de fãs para fãs na Alemanha. É um evento anual suportado pela organização sem fins lucrativos Animexx e.V. Os voluntários que fazem o evento acontecer são jovens e adultos jovens de coração de toda a Alemanha. A sétima edição do Connichi acontece de 12 a 14 de Setembro deste ano e já é a sexta edição consecutiva realizada no Kongress Palais Kassel.

 

Cosnet: O que significa para o Connichi promover a eliminatória do WCS na Alemanha?

F: Nós nos sentimos honrados em promover a eliminatória desde o início do WCS. Ficamos felizes em ver que o WCS se transformou em um evento mundial e fazemos questão de tomar parte todos os anos.

 

Cosnet: A Alemanha tem muita tradição no WCS, tomando parte no evento desde 2003. Como você vê a evolução do World Cosplay Summit daquela época até agora?

F: Estou bastante familiarizado com o WCS desde o início, mas apenas fui ao Japão como membro da imprensa em 2004 e 2005, e em 2008 como organizador. Em 2004 foi um evento bem pequeno, quase familiar, e eu gostei muito daquela edição. O WCS 2005 (EXPO) foi muito grande. De um "pequeno" show de TV para o Expo Dome [grande local para eventos onde aconteceu a edição de 2005]. Houve muitos problemas naquele ano. Já em 2008 foi muito bom também. Eu acredito que o número máximo de países já foi quase alcançado. É realmente muito difícil organizar um evento com tantos países diferentes e um número tão grande de cosplayers. O time da TV Aichi está fazendo um excelente trabalho.

É uma boa evolução, de um evento pequeno para um muito grande. O WCS está ficando cada vez mais popular e cada vez mais ganha o apoio de políticos e campanhas (como a Yokoso Japan [Campanha de incentivo ao turismo no Japão]). É um grande sucesso, e ninguém esperava isso.

 

wcs_germany_fritjof_eckardt_01.jpgCosnet: E que tipo de retorno vocês recebem da comunidade cosplay no seu país a respeito das eliminatórias? O WCS é considerado como um grande evento ou apenas mais um show/competição?

F: Na Alemanha temos muitos eventos de anime e mangá, e muitas competições de cosplay. Mas há poucas oportunidades de conquistar bons prêmios. Há apenas dois ou três concursos onde se pode ganhar passagens aéreas como prêmio.

O WCS não é apenas mais um show, mas há alguns anos atrás era mais popular. Eu acredito que muitos cosplayers na Alemanha agora preferem "apenas fazer cosplay" nos eventos (e não participar de nenhum concurso). Alguns deles pensam que "participar de concursos e especialmente do WCS é muito comercial, e não o espírito verdadeiro do cosplay". De qualquer forma, ainda há muitas pessoas interessadas no WCS e nós recebemos um retorno muito bom.

 

Cosnet: Você poderia nos contar como a eliminatória vai acontecer esse ano na Alemanha?

F: Todos os cosplayers interessados deverão se registrar por email antes do Connichi. Aqueles que se inscreverem terão de confirmar sua participação durante o evento, no estande de informações do WCS, e receberão então informações detalhadas e instruções finais.

A eliminatória acontece no sábado, às 17h no palco principal. Antes da eliminatória começar vamos exibir algumas fotos do WCS 2008 e um pequeno filme com os melhores momentos. Em seguida começa a eliminatória e as duplas irão se apresentar para os juízes. A cerimônia de premiação será à noite, e antes de anunciarmos a dupla ganhadora vamos exibir algumas fotos de todos os representantes do WCS de anos anteriores.

 

Cosnet: Além do representante da TV Aichi, quem irá julgar a eliminatória, e qual a relação dessas pessoas com o cosplay e a comunidade cosplayer?

F: A Alemanha é um dos países que não tem um representante da TV Aichi no júri. A TV Aichi não envia representantes para julgar as eliminatórias em países que já participaram nos últimos três anos. Vão participar do júri os representantes dos anos anteriores, fotógráfo(s) de cosplay e talvez (ainda não decidimos) os convidados especiais do evento. Para mim é muito importante ter alguns representantes de anos anteriores no júri. Acho que eles são os melhores juízes, pois conhecem o WCS e podem decidir o que as pessoas no Japão esperam de nossos representantes.

 

Cosnet: Para terminar, na sua opinião o que é preciso para uma dupla vencer as eliminatórias e representar a Alemanha no Japão?

F: Bem, essa é uma pergunta difícil. A dupla precisa apresentar um bom show, fazer/usar bons cosplays e (é claro) precisa ter carisma. É preciso uma boa combinação desses três elementos.

 

As eliminatórias na Alemanha acontecem no dia 13 de Setembro às 17h (meio dia no horário de Brasília) durante o Connichi, no Kongress Palais Kassel, na cidade independente de Kassel, uma importante metrópole da região central do país.

 

Fotos: arquivo pessoal.

Last Updated on Monday, 01 September 2008 15:02