Home Competições World Cosplay Summit WCS 2009 - Katherine e Gabriella - representantes da Austrália

WCS 2009 - Katherine e Gabriella - representantes da Austrália

E-mail Print PDF
There are no translations available.

A Austrália teve sua eliminatória para o World Cosplay Summit 2009 no dia 24 de Agosto, durante o Animania Sydney 2008. Após uma eliminatória em duas etapas, semelhante à brasileira, Katherine Lee e Gabriella Lowgren foram escolhidas para representar o país em sua primeira participação no torneio. Veja a entrevista com a dupla australiana.

 

wcs_2009_australia_003_small.jpgCosplayers.net: Antes de mais nada vocês poderiam se apresentar e nos contar um pouco sobre vocês, seus interesses e ocupações?

Katherine: Bom, meu nome é Katherine Lee, mas eu prefiro o apelido de Tsubaki-chan. Tenho 20 anos e atualmente estou no terceiro ano de faculdade, estudando cinema e animação. Também trabalho eventualmente em uma loja de tecidos, que é como eu financio nossos cosplays mais caros. Além do cosplay eu adoro desenhar, karaoke, cozinhar ou apenas sair com meus amigos e minha melhor amiga, a Catty (Gabriella Lowgren, sua parceira no WCS).

Gabriella: Meu nome é Gabriella Lowgren, e meu apelido é Cattypatra. Tenho 16 anos e faço 17 no começo de Novembro. Estou no último ano do ensino médio, e ano que vem faço meus exames finais. Meus hobbies incluem sair com os amigos, fazer cosplay e esquiar todo fim de semana. Eu gosto de competir no esqui e faço isso em nível internacional, já competi até no Canadá.

 

Cosnet: Há quanto tempo vocês fazem cosplay e como começaram?

K: Estou no meu sexto ano como cosplayer e já fiz mais de 50 cosplays e apresentei mais de 20 performances. Eu comecei mais por gostar de animes e mangás, eu adorada os personagens e suas roupas. Assim que eu descobri que isso era um hobby para outras pessoas e que eles até tinham competições eu não pude evitar e me envolvi na diversão. Fazer cosplay só se tornou mesmo extremamente divertido nos últimos dois anos após conhecer minha melhor amiga, a Catty através do hobby. Nós nos encorajamos mutuamente para melhorar e nos divertimos muito juntas.

G: Este é o meu terceiro ano como cosplayer. Minha decisão de começar foi muito espontânea, basicamente eu fui a um evento um dia , vi alguns cosplayers se divertindo e antes que me desse conta no ano seguinte também estava fazendo cosplay. Logo depois de começar eu conheci minha melhor amiga Tsubaki. Sou muito grata por essa oportunidade e pelos ótimos amigos que o cosplay trouxe à minha vida.

 

wcs_2009_australia_001_small.jpgCosnet: O que significa para vocês representar a Austrália em sua primeira participação no WCS?

K e G: É uma honra enorme ser as primeiras representantes de nosso país. Mal podemos esperar para mostrar ao mundo que a Austrália pode e faz cosplay muito bem. E vai ser uma honra maior ainda representar nossos amigos. Nós adoramos tanto o cosplay e estamos ansiosas por ir ao Japão e encontrar as outras equipes. Vai ser um sentimento maravilhoso representar nosso país fazendo o que gostamos: cosplay. E ser as primeiras a representar nosso país torna a experiência ainda mais incrível.

 

Cosnet: Vocês poderiam nos contar a história de como decidiram entrar na competição, e como se classificaram para o WCS na Austrália?

K: A princípio iríamos competir com os cosplays de D.Gray-man na final nacional e Full Metal Alchemist nas preliminares. Mas acabamos trocando, para podermos nos divertir mais com nossos personagens. D.Gray-man tem uma ótima história também, mas os personagens não são tão divertidos quanto os de Full Metal. Acho que no fim estamos felizes por ter feito a troca. Quanto à confecção das roupas, as de D.Gray-man eram bastante complexas em termos de costura, e foi uma ótima chance para provarmos nosso talento. Também foi nossa primeira apresentação séria juntas, já que nós sempre fazemos comédias ou apresentações com temas yaoi. Também foi interessante e diferente ter que lutar com braços tão grandes. Definitivamente foi algo que os juízes australianos não tinham visto ainda. Já para Full Metal Alchemist nós procuramos fazer uma performance com um pouco de tudo: luta, drama, comédia e amor. O que eu acho que conseguimos muito bem, no tempo de três minutos. Acho que parte do que fez com que fosse especial para nós foi que adoramos esses personagens e mesmo depois da performance ainda estavamos concentradas e de algum jeito eu consegui tirar a armadura tão rápido que até eu mesma me surpreendi. Não sei exatamente o que foi o fator decisivo, mas definitivamente foi uma longa e difícil jornada até conseguirmos.

G: Assim que a Austrália foi anunciada como participante do WCS eu sabia que tinha de entrar na competição com minha melhor amiga, não havia outra opção. Nós basicamente decidimos logo de início que iríamos competir juntas no WCS. Originalmente estávamos motivadas pelo desejo de nos afirmar como cosplayers e nos divertir ao mesmo tempo. A partir dali decidimos quais personagens iríamos usar, com a Catty escolhendo D.Gray-man e eu Full Metal Alchemist (também ajudou que ambas adoravam as duas séries). Então nós levamos três ou quatro meses preparando nossos cosplays para a eliminatória e para nosso espanto acabamos ganhando!

{mospagebreak}

.

.

 

Cosnet: A Austrália e o Animania vêm se preparando para o WCS por um longo tempo. Como as coisas saíram no final? Quais as suas impressões sobre o evento e a competição?

K: A competição foi incrível! Cada um dos participantes na final tinha cosplays e performances incríveis. Deve ter sido muito difícil para os juízes decidirem. O Kenny [Travouillon, organizador da eliminatória na Austrália] fez um trabalho fantástico organizando a eliminatória, junto com o Chen, Kim e Widya [equipe que trabalhou na organização]. Sem eles a competição nunca teria vindo para a Austrália, então o fato de que tudo correu tão bem é totalmente mérito do trabalho duro deles. Estamos muito gratas.

G: Antes de mais nada quero agradecer ao Kenny por trazer o WCS para a Austrália. Nossa eliminatória foi incrivelmente bem organizada, e tivemos alguns de nossos melhores e mais conhecidos cosplayers participando. A competição foi absolutamente incrível e todos nos apoiaram muito.

 

Cosnet: Falando um pouco do cosplay na Austrália, o que o WCS significa para os cosplayers em seu país? É considerado uma competição importante ou simplesmente um show da TV japonesa?

K: O WCS é uma competição importante na Austrália, já que não temos nenhum outro concurso com um prêmio tão incrível, especialmente em Sydney. Tipicamente os prêmios aqui são DVDs de anime ou mangás. Então nós ficamos realmente animadas ao saber sobre o WCS no ano passado, quando o Kenny anunciou. Na Austrália nós adoramos cosplay e temos muita vontade de nos afirmar como cosplayers, pois achamos que a Austrália não recebe a atenção que merece pelos incríveis cosplayers que temos aqui.

G: Eu acredito que seja uma competição importante, mas por ser o primeiro ano muitos cosplayers mais novos ficaram receosos de entrar, apesar de termos tido um bom número deles. Não houve um número muito grande de inscrições porque as pessoas estavam curiosas para saber como seria no primeiro ano. Agora que o primeiro ano passou há muito mais interesse no WCS e mais equipes vão se inscrever nos anos seguintes.

 

wcs_2009_australia_002_small.jpgCosnet: Além do WCS quais outras competições importantes de cosplay acontecem na Austrália?

K e G: Há muitas competições diferentes em diferentes estados australianos. Há opiniões muito diferentes sobre qual competição é melhor que a outra, ou se uma é melhor que a outra. Nós particularmente gostamos de ir a tantos eventos quando pudermos, porque é onde encontramos muitos dos nossos amigos em um mesmo lugar e nós adoramos fazer cosplay.

 

Cosnet: E sobre o WCS no Japão? Quais as suas expectativas sobre ir para lá? Vocês já estiveram no Japão antes? Qual vocês acham que será a parte mais interessante da viagem? E qual a sua lista de coisas que "têm que ver" ou "têm que fazer" no Japão?

K: Eu já estive no Japão de férias uma vez com meus pais e adorei. Fiquei na região de Tokyo, então eu adoraria levar a Catty lá, pois há muitos lugares onde eu gostaria de levá-la. Então espero que tenhamos um dia de nossa estadia lá que possamos sair para comprar coisas para cosplay, doujinshi, etc. Também gosto muito da comida japonesa, então espero leva algum dinheiro para podermos comer em ótimos restaurantes todas as noites. Gosto muito das lojas de conveniência também, melon soda e doce de pêssego. A parte mais excitante da viagem definitivamente vai ser o cosplay, e encontrar todos os cosplayers, mas estar no Japão com minha melhor amiga será provavelmente a parte que mais vou gostar.

G: Esta será minha primeira vez no Japão, estou muito animada. Há muitas coisas que eu quero ver, demais até para falar. Definitivamente vou me divertir muito com todos os outros cosplayers no Japão estando lá com minha melhor amiga, mas acho que estou mais ansiosa mesmo é pelo yaoi e morangos.

 

Cosnet: E suas famílias? Como eles reagiram quando souberam do WCS? E o que eles pensam a respeito de vocês fazendo cosplay?

K: Minha família está feliz desde que eu esteja feliz. Eles não entendem muito sobre cosplay, mas me deixam fazer o que eu gosto, desde que não sacrifique a escola ou o trabalho. Minha irmã acha que eu sou estranha, mas fica muito feliz quando meus cosplays ganham algum prêmio. No geral eles me apoiam bastante.

G: Na verdade minha mãe veio me assistir no WCS, começou a chorar quando nós ganhamos, e subiu no palco para me abraçar. Foi maravilhosa a experiência de vê-los assistindo minha apresentação, já que minha família acha extremamente estranho eu fazer cosplay. No entanto eles têm me apoiado mais, desde que não interfira em meus estudos.

 

Cosnet: Para terminar, vocês gostariam de deixar algumas palavras para todos os cosplayers lendo esta entrevista?

K: Eu amo todos os cosplayers ao redor do mundo. Acho todos incríveis. Mal posso esperar para conhecer os finalistas e nos dirvertirmos muito antes e depois da competição, além é claro de competir ao lado deles com minha parceira. Vai ser uma grande e divertida experiência. Além disso um obrigado especial para nossos amigos por nos ajudar e apoiar e ao Kenny por tornar possível para a Austrália participar do WCS.

G: Estou muito animada para encontrar cosplayers de todo o mundo e ansiosa por fazer novos amigos. Mal posso esperar para ir ao Japão pela primeira fez e fazer o que eu gosto: cosplay. Especialmente com a minha linda melhor amiga. Estou ansiosa também por representar meus amigos e meu país e gostaria de agradecer sinceramente todo o apoio que nossos amigos e a comunidade cosplayer da Austrália nos deu. Paz e amor!

 

Fotos: arquivo pessoal.

Last Updated on Monday, 08 September 2008 08:15