Home Competições World Cosplay Summit WCS 2009 - Seletiva Online Mercado Mundo Mix

WCS 2009 - Seletiva Online Mercado Mundo Mix

E-mail Print PDF
There are no translations available.

Foram divulgados os detalhes sobre a seletiva online para a etapa braileira WCS 2009. A seletiva será patrocinada pelo Mercado Mundo Mix e vem com mudanças importantes nas regras.

A seletiva online define a última dupla a participar da final brasileira do WCS 2009 - Etapa JBC Brasil. De acordo com as regras da competição participam da seletiva online as duplas que ficam em segundo lugar nas eliminatórias presenciais (exceto quando dessas duplas se classifica posteriormente em outra eliminatória, quando então a vaga na seletiva online passa para o terceiro colocado).

Esse ano a seletiva online terá o patrocínio do Mercado Mundo Mix, evento multi-cultural que reúne designers, estilistas, músicos e outros artistas da vanguarda da arte alternativa. O evento também patrocinou uma das 14 eliminatórias presenciais para o WCS 2009, que foi vencida por Renan Aguiar de Castro e [[Geraldo Cecílio]].

Votação

Ao contrário do que informava (e ainda informa, até a publicação desta nota) o site oficial do WCS na área reservada ao cronograma de eliminatórias no topo da página, uma nota publicada hoje no mesmo site dá conta de que a votação online acontecerá a partir do meio-dia da próxima quarta-feira (3 de Junho) até o meio-dia do dia 9 de Junho, terça-feira. O cronograma de eliminatórias no topo do site porém informa que a votação online seria de 2 a 5 de Junho.

Julgamento

A grande novidade da Seletiva Online porém ficou por conta da mudança no critério de julgamento que vai escolher a dupla vencedora. Nas edições anteriores a seletiva online era decidida exclusivamente por voto popular na internet. Nas regras desse ano porém, divulgadas hoje pelo site oficial, o voto popular contará apenas 25 pontos de um máximo de 100 que cada dupla poderá obter. Os 75 pontos restantes serão dados por três juízes, um escolhido pela Editora JBC, organizadora do WCS no Brasil e outros dois pelo Mercado Mundo Mix, patrocinador da eliminatória.

Apesar da nota oficial não mencionar as razões da mudança nas regras, pode-se supor que com essas novidades sejam evitadas, ou pelo menos minimizadas, as fraudes e tentativas de manipulação da votação online. Entre as práticas comuns nesse tipo de votação estão a criação de diversas contas de email para votar mais de uma vez, transformando assim a votação em um tipo de concurso de popularidade.

 

O site oficial do WCS colocou no ar uma página onde é possível ver as duplas que participarão da Seletiva Online , e onde também será possível votar a partir de quarta-feira.

 

Fonte: Site do WCS 2009.

Cosplayers mencionados nesta matéria

Last Updated on Monday, 01 June 2009 22:42