Home Competições Yamato Cosplay Cup Yamato Cosplay Cup - termina a primeira competição internacional de cosplay do Brasil

Yamato Cosplay Cup - termina a primeira competição internacional de cosplay do Brasil

E-mail Print PDF
There are no translations available.

Aconteceu no último sábado, dia 26 de janeiro, a final internacional da Yamato Cosplay Cup, a primeira competição internacional de cosplay do Brasil, com a participação de oito cosplayers de cinco países. As grandes campeãs da noite foram Ana Maria Barrio da Argentina na categoria Tradicional, Andressa Miyazaki do Brasil na categoria Livre e Lucyana Reimão também do Brasil, no prêmio especial de interpretação.

ycc2007interanamaria01.jpgA Yamato Cosplay Cup é uma competição de cosplay promovida pela empresa Yamato Comunicações, que produz eventos de anime, mangá e cosplay no Brasil. A competição acontece em duas etapas: a primeira, nacional, reuniu cosplayers de todo o país em uma final no mês de Junho, durante o evento Anime Friends, e escolheu os três representantes brasileiros na competição. A segunda etapa acrescenta na competição cosplayers de outros países, onde por meio de parcerias com eventos locais são realizadas eliminatórias internacionais.

Na primeira edição do concurso as representantes brasileiras foram Andressa Miyazaki, campeã da etapa nacional com seu cosplay de Athena (Saint Seiya), Simone Setti, segunda colocada com seu cosplay de Kirin (Pet Shop of Horrors) e Thaís Jussim, terceira colocada com seu cosplay de Sesshomaru (Inu Yasha).

Os países representados nesta primeira edição, além do Brasil, foram Argentina, Chile, México e Paraguai. A Argentina foi representada por Ana Maria Barrio, classificada no evento Anime City. O Chile foi representado por Contanza Roman, que conquistou a vaga no evento Anime Festival. A representante do México foi Suzana Garza, que conquistou a vaga na Convención de Juegos de Mesa y Comics. Já o Paraguai foi representado por Tania Elena Romero, vencedora do evento CosPY.

Além dos representantes de cada país, ainda houve uma vaga para um representante especial internacional, escolhido dentre os visitantes estrangeiros do Anime Dreams 2007, que aconteceu em janeiro. A primeira representante internacional escolhida, Pamela Ramirez não pode comparecer por motivos pessoais, e em seu lugar foi escolhido Francisco Oliveros, único homem entre os finalistas.

ycc2007interandressa01.jpgTambém se apresentaram na final três cosplayers convidados, que não concorriam ao prêmio principal do evento mas poderiam concorrer aos prêmios adicionais, nas categorias Livre e prêmio especial de interpretação. Os três cosplayers convidados foram Lucyana Reimão, Marcelo Batista e Vinícius Ayres, e foram escolhidos conforme suas colocações em uma outra competição promovida pela mesma empresa, o Circuito Cosplay.

A final internacional aconteceu no último sábado, dia 26 de janeiro, durante o evento Anime Dreams, que aconteceu na cidade de São Paulo. Os 11 cosplayers se apresentaram nas categorias Tradicional, onde o que conta é a fidelidade para com o personagem original e Livre, onde o importante é a criatividade e bom humor.

Na categoria Tradicional a primeira colocada foi a argentina Ana Maria Barrio, que se apresentou com o cosplay de Yukari (Paradise Kiss). O segundo lugar ficou com Thaís Jussim, que se apresentou como Claire (Claymore) e a terceira colocação foi para Andressa Miyazaki, com o cosplay de Hades (Saint Seiya).

ycc2007interlucyana01.jpgJá na categoria livre, que premia apenas o primeiro colocado, a grande vencedora foi Andressa Miyazaki. O prêmio especial de interpretação foi para Lucyana Reimão, que se apresentou com o cosplay de Princess Rain (Fushigi Boshi no Futago Hime).

Durante a progamação do evento foi anunciado pelos organizadores que as duas vencedoras da final internacional, Ana Maria Barrio e Andressa Miyazaki estão automaticamente classificadas para a final internacional da YCC 2008, que está prevista para acontecer em Janeiro de 2009.

Outro anúncio importante feito no evento foi de que para o próximo ano já está confirmada a participação de mais quatro países: Portugal, Estados Unidos, Perú e Bolívia se juntarão aos países que já participam da competição, totalizando representantes de nove nacionalidades diferentes.

Mais informações sobre a Yamato Cosplay Cup Internacional: