Home Competições Yamato Cosplay Cup YCC 2008 - Primeiro dia de apresentações

YCC 2008 - Primeiro dia de apresentações

E-mail Print PDF
There are no translations available.

Na sexta-feira, primeiro dia do Anime Friends 2008, se apresentaram os 26 finalistas da etapa nacional da Yamato Cosplay Cup 2008.

Veja as fotos das apresentações de sexta-feira.

A final brasileira da Yamato Cosplay Cup foi a grande atração do Anime Friends 2008 na sexta-feira, primeiro dia do evento. Ao todo 26 cosplayers se apresentaram no palco principal do evento, mesmo espaço utilizado pelas atrações internacionais do evento.

 

Preparativos

Os cosplayers, que estão concentrados em um hotel desde a quinta-feira dia 10, chegaram ao evento e tiveram à disposição um amplo espaço coberto atrás do palco onde puderam se preparar para as apresentações. O grande espaço disponível foi mais do que necessário, pois muitos cosplayers levaram cenários bastante volumosos. Pouco antes das apresentações a montagem dos barracões ainda não estava terminada, e a falta de camarins, tomadas elétricas e espelhos no local foi percebida pelos cosplayers. Por outro lado o amplo espaço disponível e a rampa de acesso ao palco facilitaram muito a vida de quem tinha acessórios ou cenários muito grandes.

 

Palco

Mantendo a tradição da YCC 2007, o palco do Anime Friends foi, para público e cosplayers um show à parte. Equipamento de som e iluminação de primeira linha, os mesmos utilizados pelas atrações internacionais do evento, deram às performances dos cosplayers um clima de espetáculo que dificilmente se conseguiria em outro ambiente. A operação do equipamento por outro lado deixou a desejar, especialmente durante as primeiras apresentações, quando erros do operador de som fizeram com que apresentações tivessem de ser recomeçadas. O efeito de fumaça, apesar de solicitado pelos cosplayers em suas apresentações, foi utilizado de forma excessiva, especialmente nas primeiras apresentações, o que chegou mesmo a prejudicar a visão do público, que por vezes não via mais do que uma cortina de fumaça e luz no palco, mesmo após o início da performance. Ao longo das apresentações porém esses detalhes parecem ter sido acertados, pois a operação de som e luzes melhorou consideravelmente a partir da segunda metade do espetáculo.

A altura do palco, que para o público proporcionava uma visão privilegiada das apresentações, para os juízes acabou sendo um obstáculo. Posicionados a poucos metros do palco, em uma área restrita, os juízes precisaram passar grande parte do tempo de pé, se esforçando para ver o que acontecia no palco, pois a proximidade prejudicava o ângulo de visão.

 

Apresentações

Os 26 concorrentes fizeram por merecer suas vagas, e toda a infra-estrutura fornecida pelo evento mostrando o que tinham de melhor no palco. Segundo a agenda da competição, na sexta-feira os cosplayers apresentaram suas performances na categoria Tradicional, sendo que a livre será apresentada hoje, domingo.

O esforço por surpreender e inovar era patente em todas as apresentações, e efeitos bem elaborados e soluções criativas foram uma constante. Seja utilizando cenários, grandes acessórios e alegorias ou ainda efeitos especiais. Somados aos recursos do palco, todos esses efeitos deram um clima de grande show a cada uma das performances.

E talvez tenha sido justamente o clima de grandiosidade que foi sentido pelos cosplayers, pois outra constante nas performances foram os erros, que apareceram em parte considerável das performances e por vezes chegaram a prejudicar os resultados finais.

Em termos de competição as performances foram bastante equilibradas, e a disputa promete ser acirrada pelos primeiros lugares, que além dos prêmios da etapa nacional ainda garantem vaga para disputar a etapa internacional da YCC. Com o alto nível das performances contando a favor, e o número elevado de erros contra, a disputa da categoria livre hoje à noite será mais do que nunca decisiva para determinar os campeões desse ano.

 

O Anime Friends continua hoje, domingo, e de quarta a domingo da semana que vem, no espaço Mart Center, que fica na R. Chico Pontes, 1500, na zona norte de São Paulo.