Home Notícias Cosplay Japão Expo Fest em Sorocaba

Japão Expo Fest em Sorocaba

There are no translations available.

Acontece de 19 a 21 de Setembro em Sorocaba o Japão Expo Fest, com shows, apresentações artísticas e culturais e concurso de cosplay.

japao_expo_fest_sorocaba_2008.jpgO Japão Expo Fest acontece no Clube União Recreativo, a partir das 20h de sexta-feira (19) e durante todo o dia no sábado e domingo. Na programação do evento os destaques ficam para o concurso Miss Japão Expo Fest, demonstrações de artes marciais, apresentações de música e dança típicas japonesas e show com o cantor Joe Hirata, além de outras bandas.

No sábado e domingo acontece também um concurso de cosplay, nas categorias Individual e Grupo. As regras do concurso foram disponibilizadas no site do evento, e também podem ser vistas a seguir na segunda página deste artigo. O concurso acontecerá a partir das 14h nos dois dias, e as inscrições deverão ser feitas antecipadamente pelo email This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it , telefone (11) 3418-5565 ou ainda pessoalmente na loja AnimeFã Store em Sorocaba. Há um limite de 30 vagas para a categoria Individual e 10 para Grupos.

Algumas das regras mais importante do concurso dizem respeito ao limite de tempo para as apresentações - 1 minuto para a categoria Individual e 10 minutos para os grupos, com limite de até 10 pessoas por grupo, além da proibição do uso de cenários montados no palco. As regras também anunciam prêmios para os três primeiros colocados das categoria Individual e o primeiro colocado da categoria Grupos, mas não especifica quais serão os prêmios.

 

Onde e quando

Japão Expo Fest
De 19 a 21 de Setembro
Clube União Recreativo - Sorocaba
Rua Francisco Paulo Braion, 650
Valor do ingresso não divulgado

 

Veja as regras completas do concurso de cosplay na próxima página.

 

Informação: colaboração especial de Vítor de Castro.

{mospagebreak}

1. - Inscrições:
1.1 - As inscrições serão feitas pelo próprio cosplayer (no caso de Grupo, por um membro responsável do mesmo), na loja "AnimeFã Store" localizada na Rua Ubirajara 893, Vila Progresso, Fone 34185565, email: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .
1.2 - Serão aceitas no total 30 (trinta) inscrições individuais e 10 (dez) inscrições de Grupos.
1.3 - Serão aceitas inscrições para o concurso até o dia 18 de setembro de 2008.

2. - Participação:
2.1 - Fica vetada a participação de staffs, coordenadores e juízes do evento.
2.2 - Não há restrição de sexo, idade ou origem para participação do Concurso de Cosplay.
2.3 - Não é permitido que seja feita inscrição do mesmo cosplayer duas vezes para a mesma categoria, mesmo com cosplays diferentes, mas não sendo restrito o mesmo cosplayer de participar na categoria individual e grupo com cosplays diferentes, contanto que não prejudique o andamento do evento.

3. - Categorias:
3.1 - Haverá divisão do concurso em duas categorias: Individual e Grupo.
3.2 - Poderão participar destas categorias fantasias baseadas em personagens de: Animes e Mangas, Videogames, RPGs, Live Action (como Tokusatsu e Super Sentai) - séries de origem japonesa, Comics, Filmes, Quadrinhos nacionais.
3.3 - Regras por categoria:
3.3.1 - Individual
3.3.1.1 - Há premiação de 1º (primeiro) a 3º (terceiro) lugares, desde que haja um mínimo de 10 (dez) inscritos. Abaixo desse numero será premiado apenas o primeiro colocado.
3.3.2 - Grupo
3.3.2.1 - Há premiação apenas para o 1º (primeiro) colocado dentre os grupos.
3.3.2.2 - Os grupos deverão ser compostos por um mínimo de 2 (duas) pessoas, e um máximo de 10 (dez) pessoas, incluindo assistentes.
3.3.2.3 - Serão aceitos grupos híbridos (com personagens de diferentes animes/mangas/tokusatsus/etc).

4. Apresentação
4.1 - Individual: Cada cosplayer tem no máximo 01(um) minuto de apresentação, durante esse tempo representar o personagem com suas frases típicas, portando-se como ele ou qualquer outra ação que o caracterize.
4.2 - Grupo: As apresentações deverão durar 3 (três) minutos, não devendo exceder esse tempo. Cada cosplayer deverá se portar conforme o personagem representado, inclusive no caso de grupos híbridos.
4.3 - Haverá uma tolerância de 10 (dez) segundos para que o cosplayer ou grupo termine a apresentação, excedido o tempo convencional estipulado. Passando do tempo de tolerância, o cosplayer ou grupo sofrerá penalização na média final de 0,3 pontos para cada 5 segundos de tempo excedido.
4.4 - Os grupos e cosplayers devem chegar preparados no local da apresentação com meia hora de antecedência do horário definido para a apresentação.
4.5 - Poderão ser utilizados efeitos sonoros ou musica para a apresentação, devendo o cosplayer/grupo para isso levar um CD de Áudio convencional, e indicando qual faixa deverá ser utilizada. A organização não se responsabiliza por qualquer problema ocasionado devido a falhas na leitura do CD pelo equipamento de som.
4.6 - Durante a apresentação os cosplayers são responsáveis pelo que ocorrer no palco. Equipamentos e/ou instalações danificadas conseqüentes de suas atitudes serão de exclusiva sua exclusiva responsabilidade, tal como o ressarcimento de qualquer dano causado.
4.7 - É PROIBIDO:
4.7.1 - Atirar objetos ou qualquer material para fora do palco.
4.7.2 - Montagem de cenários
4.7.3 - Assistentes na apresentação individual (poderá ser solicitado auxilio de algum staff de palco se estiver dentro das suas condições)
4.7.4 - Uso de animais ou pirotecnia.
4.7.5 - Usar linguajar ofensivo, apelo sexual, xingar, caluniar, insultar ou caçoar de qualquer pessoa, entidade, empresa, etnia, clube ou instituição durante a apresentação.
4.8 - É permitido ao cosplayer dirigir a palavra aos espectadores como  um todo, desde que isso não seja em linguajar ofensivo, contenha palavras de baixo calão, sem falas incoerentes com as atitudes típicas do personagem representado
4.9 - O cosplayer é responsável pelo que atirar ao palco (Ex : purpurina, sky-paper, etc) sendo permitida a entrada de um assistente ao final da apresentação para a retirada do material, a demora ou atraso no andamento poderá acarretar penalidades.
4.10 - Colidir o microfone como o chão algum objeto ou pessoa.

5. - Julgamento e Notas:
5.1 - Serão julgados por um grupo de seis juízes, escolhidos pela organização do evento e separados em dois grupos. Um trio dará notas apenas para FANTASIA e o outro dará nota pela INTERPRETAÇÃO.
5.2 - as notas dadas pelos juízes terão valor de 0 a 10, com direito a fracionamentos de meio ponto. As notas dadas pelos juízes serão somadas e divididas por seis, sendo o resultado a nota final, do cosplayer/grupo.

6. - Desclassificação:
6.1 - Não preenchimento ou preenchimento incompleto/incorreto da Ficha de Inscrição
6.2 - Uma mesma fantasia NÃO PODE ser emprestada para outra pessoa concorrer. Caso isso ocorra, será desclassificado tanto quem usou como quem emprestou.
6.3 - Grupos que excedam o numero máximo de 10 (dez) participantes
6.4 - Permanecer tempo superior a 2 minutos sobre o palco para as apresentações individuais e 5 minutos para os grupos.
6.5 - Não cumprimento de qualquer uma das regras do concurso.

7. - Premiação
7.1 - O evento irá premiar o 1º, 2º e 3º (primeiro, segundo e terceiro) colocados para a categoria individual e para 1º lugar para a categoria de grupo.
7.2 - Em caso de ausência do vencedor na hora da premiação, não haverá premiação posterior.