Home Colunas Por trás das lentes Tutorial de fotografia - ISO

Tutorial de fotografia - ISO

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

Neste tutorial, vamos voltar para o passado, entender melhor sobre captura de imagem e impressão e
revelação.
Provavelmente muitos usaram muito pouco câmeras de filme, o filme é feito de uma gelatina com
seu interior cheio de sais de prata, que são fotosensíveis. Se alguns se lembrarem, antigamente a revelação
de um filme era bem alto, e muitos pais não deixavam colocar o filme para não queimar.

Neste tutorial, vamos voltar para o passado, entender melhor sobre captura de imagem e impressão e revelação. Provavelmente muitos usaram muito pouco câmeras de filme, o filme é feito de uma gelatina com seu interior cheio de sais de prata, que são fotosensíveis. Se alguns se lembrarem, antigamente a revelaçãode um filme era bem alto, e muitos pais não deixavam colocar o filme para não queimar.

 

camera_filme filme

Esses sais de prata tem de diversos tamanhos, quanto maior o ISO/ASA do filme maior será o tamanho destes sais, e eles vão queimar mais fácil, ou seja quanto maior a luz mais fácil será de você queimar/velar o frame. Mas também quanto maior o ISO/ASA mais fácil será tirar fotos em locais escuros. Mas não pensem que ISO/ASA altos são melhores, veja os desenhos abaixo.

iso_baixo iso_alto
iso baixo iso alto


pixerizada Logicamente como podem ver, quanto maior for os sais de prata menos sais caberão, isso conseqüentemente vai interferir na qualidade da foto, deixando ela com muito ruído, a imagem de um certo modo ficaria “pixerizada”.E esse ruído vai aparecer na revelação e principalmente na ampliação.

Para entender um pouco mais sobre a captura de imagens e suas limitações eu vou falar um pouco de revelação e ampliação. Para se ter uma idéia o filme é tão sensivel a luz, que para você revelar ele, você precisa estar em um local totalmente escuro, não pode nem ao menos ter a famosa luz vermelha. Após o filme ser revelado ele será um fotograma. Basicamente o fotograma é uma imagem produzida em um papel fotosensivel atravéz de químicos.
Todo o fotograma tem um limite de ampliação, filmes 35mm, conhecidos como tipo 135, geralmente são ampliados de 36x24mm para 10x15mm, mas sua ampliação máxima não passa muito de 1m, isso varia com a qualidade do filme o ISO/ASA do mesmo. O tamanho do sensor ou do filme é calculado pelo tamanho da diagonal do filme, imagine que você está cortando o filme no meio pela diagonal, formando dois triângulos, essa diagonal que tem por exemplo 35mm. 

foto_fotograma

Agora vamos para o lado digital, temos vários tipos de sensores de diversos fabricantes, assim como no filme a qualidade da imagem vai variar de fabricante para fabricante. Mas os sensores basicamente recebem a luz rebatida e o sensor capta e forma a imagem. 

Uma coisa muito importante que as pessoas devem ficar atentas, é em megapixels, megapixel nada mais é que tamanho da imagem e não a qualidade, a qualidade é vista pela densidade ou tamanho do pixel, quanto menor ele for, menor vai ser o pixel e mais pixels caberão dentro do sensor. E fiquem também de olho na quantidade de pixel efetivos e não o quanto eles conseguem captar, um bom exemplo seria câmeras que interpolam as imagens. 

E não importa o material que você use para captar a imagem, ele sempre terá limitações, então não pense que você poderá imprimir um poster com uma câmera compacta, mesmo que ela tenha 20mps, você conseguirá, mas a qualidade será muito baixa. E lembrem-se 3 mps é o suficiente para revelar ou imprimir fotos em tamanho 10x15 com qualidade. Mas para a impressão vocês devem ficar atentos em DPI, dots per pixel, quanto mais pontos a sua imagem tiver ela vai ser mais pesada, mas na impressão ela vai ter uma qualidade melhor, o mínimo recomendado é usar 250 dpi para impressão o ideal é 300 dpi, mas se for para internet ou somente visualização digital 72 dpi já é o suficiente. 

Os conceitos da captura de imagem continuam as mesmas, mas a tecnologia evoluiu, basicamente temos que ver o que é equivalente para qualquer pessoa poder migrar de filme para digital ou o contrário.

Última actualización el Sábado 04 de Junio de 2011 23:58