Home Colunas Por trás das lentes Envelhecendo fotos - Photoshop

Envelhecendo fotos - Photoshop

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

Para envelhecer fotos, antes de tudo devemos analisar a foto, precisamos ver se combina com a foto, por exemplo um anime como Kuroshitsuji e Full Metal Alchemist combinam, mas se você fizer isso em um Macross, Gundam, Infinity Stratos, não combina a menos que seja a sua intenção deixar com o ar de velho.

Basicamente existem duas padrões de cores para fotos antigas, preto e branco ou sépia, como as pessoas sabem, antigamente existiam somente filmes em preto e branco, mas com o passar do tempo, se a foto ficasse exposta a luz ela perde a cor com o tempo, ficando um tom sépia.

O preto e branco pode deixar a foto não só com o tom antigo, mas com um tom dramático.
Ou seja, se você quiser enfatizar uma expressão além de tornar a foto velha o preto e branco pode ser o mais indicado para o que deseja.

A imagem abaixo é a original, e ela será "envelhecida" atravéz do Photoshop.
original

Após a escolha da foto, no menu você deve ir em "Filtros/Textura/Granular".
menu_textura_grain

Quando clicar uma janela nora será aberta, vamos ter duas barras e um sub-menu para controle, a intensidade(Intensity) será a quantidade de pontos que formarão a imagem, o contraste(Contrast) que seria para definir melhor a diferença entre objetos/pessoas, e o tipo de granulação, eu recomendo em utilizar a regular, mas isso vai variar com o que deseja fazer e seu gosto.
menu_grain

Agora para mudança de cor existem algumas maneiras diferentes que você pode fazer. O mais simples é "Imagem/Modo/Escala de Cinza", essa opção é a mais simples e fácil, porém é a que você menos tem controle.
menu_mode_grayscale

Outro modo é "Imagem/Ajustes/Preto e Branco" ou pelo atalho "Alt+Ctrl+Shift+B", nessa opção você pode controlar por cor. 
menu_adjustments_bw

Nessa foto por exemplo tem bastante vermelho da pele e do chão, como exemplo eu escureci somente o aonde tem tons de vermelho, faça o teste com as outras cores também, até conseguir a tonaidade que deseja.
menu_bw

Se preferir você também pode ir na parte de camadas, existe um botão como o da imagem abaixo.
botao_filters

Clicando nele também existe a opção "Preto e branco", a diferença é que ele vai criar uma camada, e sempre que você abrir o arquivo salvo em ".psd", extenção do photoshop, você poderá altera-lo.
Para deixar com a foto com um tom sépia, também existem várias maneiras, "Imagem/Ajustes/Filtro de Foto",
menu_adjustments_photo_filter
vai abrir uma janela e na parte filtro, você selecione "Sépia" vai estar no final do menu, depois é só configurar a intensidade das cores, isso também pode ser feito pelo mesmo botão na janela das camadas.

menu_photo_filter

Outra possibilidade é "Imagem/Ajustes/Matiz e Saturação", Sépia tem um tom meio bege, mas nessa opção você poderá deixar mais amarelado ou vermelho caso prefira, você apenas precisa mover a barra de Matiz, caso queira, você pode diminuir a Saturação, as cores vão ficar mais fracas, deixando com uma aparência de desbotado, se você colocar a Saturação no mínimo ela ficará em preto e branco.

Para a sua foto se tornar antiga, falta um detalhe, desbotar os cantos, se quiser você pode fazer o contrário, deixar o centro mais desbotado, vai de gosto.menu_filter_lens_correction

Quando abrir a janela existem duas abas, uma de "Auto Correção", e outra personalizado, clique nele.menu_lens_correction

Existem duas barras chamadas de "Vinheta" e "Meio ponto", neles você poderá contorlar a iluminção das bordas e do meio, se fizer como na imagem acima, você vai clarear a imagem inteira, mova essas barras e veja a diferença nos efeitos, para observar melhor essa diferença eu recomendo em escolher uma foto clara.
Depois de todo o trabalho sua foto terá uma aparência mais retrô.preto_branco

sepia
Estes são dois exemplos, mas o efeito da sua foto vai variar conforme o gosto, algumas pessoas podem preferir menos grãos ou sem os cantos desbotados, faça conforme o seu gosto.

Última actualización el Viernes 15 de Abril de 2011 23:16  

Comentarios  

 
0 # Mto bom! 15-04-2011 00:57
Adorei, Iagi!
Vou tentar aqui com algumas fotos! Vlw pelas dicas \o/