Home Competições Circuito Cosplay Regras do Circuito Cosplay 2008

Regras do Circuito Cosplay 2008

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

Originalmente escritas por David Denis Lobão e Odair Stefoni. Adaptadas por Christiane Lameira e Dana Guedes.

 

 

1. INTRODUÇÃO

1.1. Apenas as notas do Concurso Tradicional Individual é que contarão pontos para o Circuito Cosplay.

1.2. As categorias 'Desfile', 'Livre - Individual', 'Livre - Grupo', 'Tradicional - Grupo', NÃO contarão pontos para o Circuito.

1.3. A categoria tradicional terá pontuação única e mista para o Circuito Cosplay. Não será separada em masculina e feminina.

1.4. Cada Cosplayer pode participar apenas uma vez por dia no Concurso Tradicional Individual, e não poderá utilizar a mesma roupa nos outros dias do evento, podendo somente se apresentar com outros Cosplays nos outros dias.

1.5. Só serão válidas roupas TOTALMENTE diferentes de um mesmo personagem. Ex: Sakura Kinomoto com roupa de colegial; Sakura Kinomoto com roupa de batalha.

1.6. Não serão contados os pontos das apresentações com cosplays que já foram utilizados durante o atual Circuito Cosplay. Os DEZ primeiros colocados do circuito anterior (2007) não poderão pontuar nesta edição com NENHUM dos cosplays utilizados na edição anterior. Para os anos anteriores (2006, 2005) será vetada apenas a repetição dos cosplayers vencedores até o 5º e 3º colocados respectivamente.

1.7. O Cosplayer pode vencer vários eventos com o mesmo Cosplay, mas para o Circuito contará apenas a pontuação da primeira apresentação de cada roupa. Ou seja, se o Cosplayer se apresentar mais de uma vez com a mesma roupa em eventos diferenciados, ele só receberá pontos para o Circuito a primeira vez que se apresentar com ela.

1.8. É responsabilidade dos organizadores do evento e coordenadores do Concurso de Cosplay o cumprimento destas regras.

2. PARTICPAÇÃO E SUAS PROIBIÇÕES

2.1. O concurso é aberto para qualquer pessoa acima de três anos presente no evento.

2.2. É vetada a participação de membros da comissão organizadora do evento.

2.3. São considerados válidos Cosplays de personagens originados em qualquer tipo de mídia desenhada ou filmada, não importando a origem étnica do mesmo. Desde que o personagem seja de acesso público. Serão desclassificados personagens originários de fanzines e fóruns, assim como cosplays originais (e visual kei). É vetada ainda a participação e representação de personagens pornográficos ou eróticos (hentai) como medida de segurança e integridade física para menores de idade e participantes em geral.

2.4. É terminantemente proibido o porte de explosivos, armas de fogo (mesmo descarregadas) e armas brancas com lâmina afiada. Apenas objetos que não representem perigo para os presentes serão permitidos. O porte de material nocivo não é permitido, e sua entrada será impedida no evento.

3. REGRAS PARA A APRESENTAÇÃO

3.1. As regras para a apresentação deverão ser fielmente seguidas de acordo com as regras de cada Concurso de Cosplay do evento corrente.

4. INSCRIÇÃO

4.1. Cabe a cada evento participante do Circuito de Cosplay divulgar e seguir os passos necessários para a inscrição do Concurso de Cosplay do evento corrente.

5. JULGAMENTO

5.1. O julgamento será o mesmo adotado por todos os eventos participantes do Circuito Cosplay.

5.2. As notas serão dadas pelos juízes, e a média entre eles será a nota final. A banca será composta de 4 (quatro) juízes.

5.3. Os quesitos de julgamento são "roupa" e "interpretação" para o concurso Tradicional. Cada quesito receberá nota de 0 a 10, com intervalos de 0,5 (meio) ponto.

5.4. Para o quesito "roupa", os juízes são instruídos a julgar sua fidelidade ao personagem original. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas se ele dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da roupa.

5.5. Para o quesito "interpretação", os juízes são instruídos a julgar a fidelidade ao personagem e qualidade da encenação da cena interpretada.

5.6. Os juízes se reunirão antes do concurso, para receber instruções detalhadas sobre o procedimento e os critérios de julgamento, e se reunirão após o concurso, para analisar o cálculo das notas e assinar um documento, declarando estarem de acordo com os resultados finais do concurso.

5.7. O júri será selecionado pelos coordenadores de Cosplay e sua decisão é incontestável, não havendo revisão de notas.

6. PONTUAÇÃO

6.1. A pontuação do Circuito é dada pela colocação do Cosplayer nos eventos durante a categoria Tradicional Individual do seguinte modo:

  • 1º lugar - 12 pontos
  • 2º lugar - 10 pontos
  • 3º lugar - 9 pontos
  • 4º lugar - 8 pontos
  • 5º lugar - 7 pontos
  • 6º lugar - 6 pontos
  • 7º lugar - 5 pontos
  • 8º lugar - 4 pontos
  • 9º lugar - 3 pontos
  • 10º lugar - 2 pontos
  • Demais colocações - 1 ponto

6.2. As pontuações do Circuito Cosplay serão dobradas nos seguintes dias e eventos (e APENAS neles): Sábado do Anime Fantasy. Quinta-feira e Sábado do Anime Dreams 2008, no PRIMEIRO Sábado e na Sexta-feira do Anime Friends 2008. Nenhum dia do evento Ressaca Friends terá pontuação dobrada.

6.3. Ao final dos 4 (quatro) eventos, no período de 1 (um) ano, os 10 (dez) Cosplayers que tiverem o maior número de pontos ganharão um troféu e também receberão outros prêmios de acordo com sua classificação geral.

6.4. Em caso de empate na pontuação, o desempate será decidido pela quantidade de apresentações com Cosplays diferentes realizadas no período do Circuito. Caso ainda haja empate, o segundo critério será quem pontuou (ou seja se apresentou) primeiro neste circuito. Caso o desempate se mantenha, o desempate será decidido pela coordenadora do Circuito.

7. PREMIAÇÃO DO CIRCUITO COSPLAY

7.1. A premiação final do Circuito será um troféu para cada um dos 10 (DEZ) primeiros colocados no Circuito e prêmios a serem definidos de acordo com suas classificações.

8. OBSERVAÇÕES À SEREM CONSIDERADAS

8.1. Os prêmios serão anunciados no palco do evento Anime Friends 2008. Eles devem ser retirados em São Paulo na empresa Yamato Comunicações e Eventos, pois não serão enviados por Correio, em um prazo máximo de um mês após a divulgação oficial do resultado.

8.2. Todos os resultados e notas serão considerados oficiais depois de divulgados pelo portal OhaYO!.

8.3. Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenadora de cosplay e pela coordenadora geral de Cosplay. A decisão será soberana e inquestionável. Não cabendo interferência da direção do evento. Exemplo: Proibição do participante segurar o microfone durante as apresentações ou criar premiações extras como melhor cosplayer infantil, prêmios honorários e prêmio especial do público.

Fonte: Yamato Comunicações.

Cosplayers mencionados nesta matéria

Última actualización el Lunes 11 de Mayo de 2009 21:14