Home Competições WCS Brasil WCS 2011 - Apresentações da final brasileira

WCS 2011 - Apresentações da final brasileira

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

Assista aos vídeos com as apresentações da final brasileira do World Cosplay Summit 2011.

Visite também o álbum de fotos do WCS 2011.

A final brasileira do WCS 2011 aconteceu no último domingo, durante o Festival do Japão, em São Paulo. As 10 duplas finalistas foram a principal atração do dia no Festival, se apresentando às 17h para o público do evento e um corpo de 12 juízes, que elegeram os irmãos Maurício Somenzari e Mônica Somenzari para representar o Brasil na final internacional.

Esta é a segunda vez que os irmãos Somenzari representam o Brasil no WCS. Em 2006, ano da estréia do WCS no Brasil, a dupla não apenas venceu no Brasil, mas também sagrou-se campeã no Japão, dando aos cosplayers brasileiros o primeiro título do WCS.

 










 

 

 

 

 

 

Última actualización el Lunes 18 de Julio de 2011 22:48  

Comentarios  

 
+8 # Opnião 18-07-2011 23:04
Gostei muito de várias apresentações. Parabéns aos campeões e a todos que participaram dessa final.

Muita gente utiliza o espaço na internet pra poder criticar o trabalho alheio ou desmerecer o esforço de gente que se empenha muito, gastando tempo e dinheiro na produção de uma apresentação que reflita o seu melhor e não é esse meu intuito aqui.

Eu tenho a minha opinião sobre cada dupla e pra mim, a melhor foi sem dúvidas a de Vampire Hunter.

Agora, uma coisa que não posso deixar de falar é a respeito de pontos que deixam muitos de nós com dúvidas a respeito de concursos como esse.

Primeiro de tudo é o excesso de sujeira no palco. Talco, poc, confete e coisas do gênero é legal, mas eu dou muito mais moral pra duplas que conseguem fazer suas performances sem depender do excesso desses artifícios. O uso desses elementos não só prejudicam aqueles que sobem no palco depois da dupla, como a quem assiste muito próximo (nessa edição isso pode ser comprovado de perto pela imprensa e juízes).

Segundo é o conceito de fidelidade. O que diabos é fidelidade?

É um tal de enfiar paninho balançando pra um lado e pro outro pra personagens que nunca fizeram nada nem parecido, cantar e dançar coisas fora do contexto da série de origem, usar fitas de GDR só pelo apelo visual e por aí vai.

Fico muito triste ao ver que a galera se deixa influenciar pelas "tendências da moda" e muitas vezes esquecem que estão ali, vestindo personagens ao qual seu intuito deveria ser representá-lo da maneira mais fiel possível, tanto em roupa quanto em gestos e personalidade.

Meu comentário não é direcionado a ninguém em específico mas reflete de maneira geral, muitas coisas que aconteceram ao longo desse ano no WCS.

Não sou dono da verdade, mas julgava necessário compartilhar minha opinião até mesmo pra dar espaço para ler outras (mesmo que discordantes).

Novamente parabéns a todos.
 
 
+7 # RE: Opnião 18-07-2011 23:38
@Satoshi

Não sei se concordo muito. Exigir uma "alta fidelidade" seria exigir que todos os juízes conhecessem todas as séries e todos os animes, e a interrelação de todos os personagens, o que obviamente é impossível.

Eu sou a favor de as apresentações terem mais liberdade artística para exprimirem sentimentos e situações que seriam difíceis de se fazer por (convenhamos, embora haja raríssimas exceções) pessoas amadoras em encenação, atuação, presença de palco, canto, figurino etc. Afinal, essa não é a profissão de ninguém, tratando-se apenas de um hobby.

No entanto, concordo que quando uma apresentação é SÓ a dança/efeitos etc. ela perde totalmente o sentido. O que deve haver é uma mescla entre a situação que os personagens se encontram e efeitos visuais, mesmo que isso peça algo mais lúdico.

Mesmo porque são apenas 2'30" para uma apresentação de personagens e situações as quais a maioria dos espectadores e juízes não faz a menor ideia do que seja, então acho que os cosplayers que conseguem rapidamente situar o conflito e resolvê-lo neste diminuto tempo deveriam ser mais valorizados do que aqueles que demonstram uma cena que só faria sentido aos olhos de uma pequena minoria.
 
 
+4 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 18-07-2011 23:32
Na boa que o Brasil tem os melhores cosplayers do mundo, veja os outros finalistas do mundial e terá poucas seletivas com o nivel da nossa ou com finalistas que superem qualquer um da nossa seletiva xD
 
 
+2 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 09:12
Será que todo mundo vai ficar na pagação de pau e ninguem vai comentar dos plágios que rolaram? Quem é fã de verdade e acompanha o mundo cosplay sabe, sem hipocrisias.
 
 
+7 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 10:58
Quem ganhou foram a JULIANA e o PAULO que estavam de Vampire Hunter ee foram desclassificados, foi a unica apresentaçao que prestou! O WCS perdeu a dupla vendecora lá no Japão, o Maurício e a Mônica foram péssimos!
 
 
+1 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 11:04
É difícil falar em plágio quando se fala de cosplay até mesmo pq, grande parte dos competidores estão reproduzindo cenas ou ambientes presentes na sua série de origem, e além do mais, boas idéias servem para serem lapidadas e aproveitadas.

Já diziam antes "Nada se cria, tudo se copia."

Agora é esperar pra ver as notas da final mas do jeito que o site do WCS anda, parece que as notas vão custar a sair, pois nem as notas das duas últimas seletivas foram divulgadas ainda.

Só acho sacanagem nos deixarem no escuro, uma vez que pra quem acompanha ou participa de uma competição desse nível, o que se espera é que todas as informações saiam dentro do menor tempo hábil possível.

Nota: Rolam boatos que a dupla de Vampire Hunter foi desclassificada por causa do Poc. Se for verdade eu acho que é muita sacanagem, pois claramente o que acontece é um erro de execução durante a performance que é totalmente compreensível dado ao nervosismo e a intensidade de coisas no momento da performance de todas as duplas.

Agora, se a organização permite o uso de tais artifícios, acho muito errado simplesmente desclassificar alguém por isso. Espero que de fato não seja verdade, mas duvido muito, poque só assim para aquela dupla perder pra essas coisas ae viu.
 
 
-1 # RE: RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 13:17
As notas são somente mosCito a Augusto:
Agora é esperar pra ver as notas da final mas do jeito que o site do WCS anda, parece que as notas vão custar a sair, pois nem as notas das duas últimas seletivas foram divulgadas ainda.


Continue esperando então, pq as notas são somente divulgadas pras duplas e não pro povão.
 
 
+5 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 11:09
Uma boa dica do plágio: Tapar com pano, grilhões, "Vc pertencerá a mim!!" A dupla que tinha uma mulher caveira ano passado usou isso.
 
 
-3 # RE: RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 13:07
Cito a LucasOtakon:
Uma boa dica do plágio: Tapar com pano, grilhões, "Vc pertencerá a mim!!" A dupla que tinha uma mulher caveira ano passado usou isso.


É isso que é o plágio? pq do jeito que vc falou, parece q foi a apresentação inteira... e foram desclassificados por causa da metragem no cenário, que passou dos limites permitidos, e por causa do erro do lançador de confetes/talco, que acertou na jurada japonesa e nos fotógrafos do lado direito do palco!
 
 
+1 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 12:15
Nao eh boato é verdade! Eles foram desclassificados por isso! Tá todos falando disso!!
 
 
0 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 12:16
mesma putaria que aconteceu na seletiva de BH
 
 
+4 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 12:36
Se foram mesmo desclassificados por isso é palhaçada, pois pelo que eu vi, voou talco da apresentação do primeiro lugar pra fora do palco também.

Como é que fica então, uns podem e os outros não?

Tem que ver isso aí. LOL
 
 
0 # RE: RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 13:13
Cito a Augusto:
Se foram mesmo desclassificados por isso é palhaçada, pois pelo que eu vi, voou talco da apresentação do primeiro lugar pra fora do palco também.

Como é que fica então, uns podem e os outros não?

Tem que ver isso aí. LOL


Não, é palhaçada não. Regras são regras e devem ser cumpridas. Foi uma fatalidade que aconteceu, mas acabou sendo um dos pontos pra desclassificação, pois o pov foi todo na cara da jurada japonesa. A dupla que acabou ganhando, não jogou nada pra fora do palco, aparenta pelo vídeo, mas não aconteceu, eu estava o tempo todo assistindo tudo e na deles não houve isso.
 
 
+6 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileiraerikaivy 19-07-2011 13:24
Bom fui uma das duplas, e não é boato nem mimimi, sim a Ju e o Sweet ganharam em 1º lugar porém foram desclassificados, pelo peso e algum problema na metragem nos seus cenários, mas o que foi definitivo foi, sem querer o POC ter ido praticamente todo na cara do juiz que alegou ter se machucado ( provavelmente mais se assustado na hora da explosão ) e ele ficou nervoso e disse que não ia mais julgar e ai a confusão se fez...
O Sweet mesmo ia jogar o poc pra tras, e mirou pra tras, só que na hora do nervoso ele pegou errado, saindo exatamente pro lado contrario, em direção ao palco.

Parabens então a dupla que vai nos representar la no Japão, que adorei conhecer, o psy e a monica :)

E que apesar disso, eles entenderam tudo e estavam conformados, todod sabem que o clima entre todos os competidores, no hotel, na parada, no dia das apres estava muito bom, todos se ajudavam, riam juntos, e se tornanam amigos ali, isso valeu muito :)
 
 
+9 # Paulo Gomes - Dupla 05 19-07-2011 13:58
Aki é o Paulo o da dupla de Vampire Hunter D
Seguinte fomos sim desclassificados, mas nao por metragem de cenario nem epso nem nada, até porque nosso cenário foi medido, e o peso estava dentro das normas. Fomos desclassivicados porque o "botoeira" se é que posso chamar assim, do poc saiu quincou no chao e bateu na perne ou no saco de sei lá qual juiz (segundo ele), OK mesmo sendo um acidente fomos desclassificados, nao julgo o evento é uma regra sim é, nao fala que temos que ser desclassificados pors er acidental entao a decisão cabe a coordenaçao do evento, mas assim como varias regras foram ignoradas, essa estranhamente nao foi =/

Envy, assistindo video eu percebi que nao eu atirei pro lado certo, o poc que saiu pela culatra pelo que parec e por isso saiu o botão o usei lá.

E sobre plágio e etc, nao plagiamos ninguem, sim a parte que cobri e tá amarrado foi bem parecida coma da Lelis e Luna do ano passado, mas até aih eu fiz uma paresentaçao de YUGIOH no começo do ano onde o Exodia ficava escondido e amarrado com correntes, e outra nao interessa se jah usaram a ideia, usamos de maneira totalmente diferente! Se acha que foi plagio total, ok sua é opiniao, o concurso tá aih o ano que vem pra vc apresentar tambem! boa sorte! Pode parecer ignorancia, mas não é...só quem participa de um WCS sabe a dificuldade que é!

Galera muito obrigado por tudo, foi infelizmente um "incidente"! Parabens ao Mauricio e Monica! GOGO seus lindos
 
 
-1 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 19-07-2011 16:57
Falatorio esse, eles nao foram desclassificados por causa de metragem e peso, foi por acidente. E a dupla q ganhou fez a msm coisa, mas o azar da dupla Juliana e Paulo que os prejudicou. Nunca vi um POCKY soltar a tampa, e aconteceu bem com eles!!!!!
 
 
+8 # Juízes 20-07-2011 08:16
Citación:
"Não sei se concordo muito. Exigir uma "alta fidelidade" seria exigir que todos os juízes conhecessem todas as séries e todos os animes, e a interrelação de todos os personagens, o que obviamente é impossível."


Espera-se de um juíz de competições do nível do WCS que, no mínimo, conheça as histórias do personagem e do jogo/série em questão. Por isso mesmo as pessoas enviam de antemão o nome do personagem e a série.
Uma pesquisa na Wikipédia não custa muito e resolve a falta de conhecimento de cada um.

Mas infelizmente não temos aqui no Brasil juízes preparados o suficiente para julgar cosplays. Grande maioria é composta por pessoas completamente randômicas que não estudam antes as séries e o que acontece. E não estou falando só daqui de São Paulo, quase todos os eventos que fui e conversei com os Juízes isso fica claro. Uma pena não é mesmo?
 
 
+6 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 20-07-2011 09:54
Imagina essa musica do Alladin em japones!! Porque tem q traduzir tudo para o japoneis nao e? E tem regra que diz q tem que ser a mesma apresentacao nao e? IMAGINEM QUE HORRIVEL QUE VAI FICAR!
 
 
-5 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 20-07-2011 11:10
Galera ja acabou agora é torcer muitoi por psy e monica lá no japão! e torcer pra que tragam lembranças tbem!

A apresenação do sweet da ju e das demais outtras duplas foi divinas, mas todos sabemos que so um ganha, é muito dificil e muitas pessoas que nem eu nem a vaga conseguiram

Cosplay é assim sempre foi e semrpe será como uma competiçlão impossivel de agrdar a todos, eu como publico fico muito feliz de termos esse alto nivel aqui no brasil e com certeza seremos campeões muitas vezes ainda no futuro!

PARABENS A TODOS

me chamem pra assistir harry potter!
 
 
+18 # RE: WCS 2011 - Apresentações da final brasileira 20-07-2011 19:30
Eu sinceramente acho que não se pode simplismente dizer "agora ja passou, então vamos torcer pelos vencedores". Claro que qualquer concurso cosplay está sujeito a divergências de opniões em seus resultados, mas há uma coisa com a qual o concurso tem que estar 100% de acordo: os critérios de julgamento já pré-definifos pelas regras. Sendo que (na minha opnião ao menos) os critérios não veêm sendo 100% bem utilizados na hora do julgamento, tanto na final brasileira quanto em algumas classificatórias.
Mas então as pessoas não podem se calar se descordam de algo, todos tem que dar suas opnioes (respeitosamente claro), pois esse é o unico jeito de promover mudanças (se elas se fazem necessárias).