Home Competições World Cosplay Summit WCS 2011 - Seletivas e regras da etapa brasileira

WCS 2011 - Seletivas e regras da etapa brasileira

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

A organização da etapa brasileira do World Cosplay Summit 2011 divulgou a lista de eventos que irão promover seletivas e o conjunto de regras da competição. Atualizado às 15h23.

A edição 2011 do World Cosplay Summit no Brasil deverá ter, a exemplo de 2010, um total de 10 duplas participantes. Destas, nove serão escolhidas em seletivas disputadas em eventos por todo o país. Completa a lista a dupla formada por Gabriel Niemietz e Gabrielle Valério, campeões de 2010 e automaticamente classificado para a final do próximo ano.

Hoje a organização da etapa brasileira do WCS 2011 divulgou uma lista com nove eventos que irão organizar seletivas. A décima vaga, que seria disputada na região Norte do país, ainda não foi confirmada. Em 2010 a seletiva, que seria organizada pelo evento Bakudan Mix foi cancelada, deixando apenas nove duplas para disputar a final.

Veja a lista dos eventos, ainda sem datas definidas, que irão organizar as seletivas para o WCS 2011.

Evento
Cidade
Sana Fest
Fortaleza (CE)
Rio Anime Club
Rio de Janeiro (RJ)
Kodama
Brasília (DF)
AnimeXtreme
Porto Alegre (RS)
Anime Festival
Belo Horizonte (MG)
Mercado Mundo Mix
São Paulo (SP)
Anime Yuu
Londrina (PR)
RPGCon
São Paulo (SP)
(nona seletiva)
?

 

Regras

Também foi divulgado hoje o conjunto de regras para as seletivas e a final brasileira de 2011, com mudanças significativas em relação aos anos anteriores. Veja os pontos de destaque abaixo, ou faça download do documento com as regras completas.

Seletivas restritas por região: as novas regras permitem que o evento que organiza uma seletiva limite as inscrições apenas para cosplayers residentes na região em que se realiza o evento. O texto da regra porém não especifica se trata-se de regiões do país, como Norte, Sul ou Nordeste, ou de uma região arbitrária, como estado ou cidade, determinada pelo evento. Há porém uma cláusula que determina a abertura da seletiva para cosplayers de todo o país, caso não haja um mínimo de cinco duplas inscritas para a seletiva até 20 dias úteis antes do término do prazo de inscrições.

Atualizado às 15h23: A organização do WCS no Brasil informou que a restrição por regiões se aplica a qualquer região arbitrária, como um único estado por exemplo, determinada pelo evento patrocinador da seletiva. Dessa forma, por exemplo, um evento em Belo Horizonte poderá limitar a participação em sua seletiva apenas para cosplayers residentes em Minas Gerais.

Menor tempo de apresentação: as apresentações deverão ter 2 minutos e 30 segundos no máximo, ao contrário dos 3 minutos de anos anteriores. Estão mantidos os tempos para montagem e desmontagem de acessórios no palco, que são de 30 segundos antes e depois da apresentação. Também estão mantidas as penalidades para as duplas que ultrapassarem os limites de tempo.

Ajuda na montagem: os cosplayers poderão contar com a ajuda de até duas pessoas, designadas pela organização do evento, para a montagem e desmontagem de cenários e acessórios no palco.

Limites para cenários e acessórios: os cenários utilizados nas apresentações poderão ter no máximo três partes, desde que cada uma delas não ultrapasse o limite de tamanho, que é de 2,10m X 2,10m X 0,90m (altura X largura X profundidade). Para efeito desta regra entende-se como cenário tudo o que for colocado no palco antes da apresentação. Há ainda um limite máximo de peso para a soma de roupas, acessórios e cenários da dupla, que não deverão ultrapassar o limite de 40Kg. Tanto os limites de tamanho quanto de peso foram incluídos para adequar as regras brasileiras àquelas anunciadas pela organização da final japonesa. As regras brasileiras porém informam que não haverá pesagem durante as seletivas nacionais.

Cosplayers mencionados nesta matéria

Última actualización el Jueves 09 de Diciembre de 2010 14:26  

Comentarios  

 
0 # RE: WCS 2011 - Seletivas e regras da etapa brasileira 09-12-2010 14:50
se entendi corretamente...quem não sou residente de um estado que esteja acontecendo uma seletiva não poderei concorrer em lugar nenhum?
 
 
0 # RE: RE: WCS 2011 - Seletivas e regras da etapa brasileira 09-12-2010 14:51
*se não sou residente
 
 
+2 # RE: RE: RE: WCS 2011 - Seletivas e regras da etapa brasileiraadmin 09-12-2010 15:12
Iaina, você poderá concorrer sim, desde que pelo menos um dos eventos que irão promover seletivas opte por não aplicar a restrição.

A restrição por região/estado/etc não é obrigatória para todos os eventos, então depende da opção do organizador.
 
 
0 # RE: RE: RE: RE: WCS 2011 - Seletivas e regras da etapa brasileira 09-12-2010 17:14
agora entendi valeu
 
 
0 # RE: WCS 2011 - Seletivas e regras da etapa brasileira 10-12-2010 11:51
Respondendo a Iaina Estrela: Se cada seletiva escolhe o que quer fazer da vida, teremos que nos comunicar com a seletiva para saber se vamos mesmo poder participar! Então quem está se preparando para tentar fora vai ter que ficar no aguardo, esperando para comprar passagem, esperando confirmar se vale a pena fazer os preparativos para a seletiva, esperando um sinal milagroso para ter alguma chance de ganhar uma vaga.
Agora minha pergunta é: Será que isso não é uma regra que elimina muito mais concorrentes do que integra concorrentes?

Se tivessemos uma vaga por estado, eu entendia a regra, mas não é o caso.
 
 
0 # RE: WCS 2011 - Seletivas e regras da etapa brasileira 10-01-2011 22:32
Pois é, se tivesse uma vaga no Espírito Santo, eu entenderia a restrição. Porém, cosplayers que não possuem uma vaga estadual vão ter até mesmo que desistir de participar se for este o caso, meu caso. Essa regra deveria aplicar-se a, por exemplo: São Paulo, que tem duas seletivas...competidores de são paulo não poderiam tentar em outros locais, porém competidores sem seletivas em sua região deveriam ter essa liberdade.
 
 
0 # wcs 18-01-2011 00:08
as fantasias tem q ser obrigatoriamente japonesas né??