Home Competições World Cosplay Summit Sonnya e Renee contam como é representar os EUA no WCS

Sonnya e Renee contam como é representar os EUA no WCS

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

Durante o NY Anime Festival, que aconteceu de 7 a 9 de Dezembro na cidade de Nova Iorque, foi realizada a eliminatória americana para o WCS 2008. Com um formato diferente de todas as outras eliminatórias, os EUA permitiram que grupos com mais de dois cosplayers se apresentassem, apesar de apenas 2 serem escolhidos para representar o país no Japão. Em entrevista ao Cosplayers.net Sonnya e Renee contam como será representar os EUA no WCS, e quais as suas expectativas para o evento.

Cosplayers.net: Antes de mais nada, vocês poderiam se apresentar, e nos contar um pouco sobre vocês, seus interesses e ocupações?

wcseua01.jpgSonnya: Meu nome é Sonnya, eu nasci e fui criada em Queens, na cidade de Nova Iorque. Meus pais são imigrantes colombianos, e eu me considero como uma colombiana-americana. Eu sou gerente de contabilidade senior em um escritório de advocacia, e adoro colecionar coisas do Homem Aranha. Moda é a minha paixão e eu adoro me vestir com roupas super nerds.

Renee: Olá, eu sou a Renee. Eu essencialmente cresci em Nova Iorque, apesar de ter frequentado a escola em Maryland no ensino intermediário e colegial. Eu adoro dançar, e me formei em canto clássico, duas coisas que eu adoro incorporar nos meus cosplays. Nesse momento eu estou ensaiando para a minha primeira opera como profissional, apesar que eu sou apenas a substituta para o papel principal.

Cosplayers.net: Dá para perceber que vocês são cosplayers muito experientes (ambas têm mais de 20 cosplays concluídos cada uma), e já ganharam inúmeros concursos. Há quanto tempo vocês fazem cosplay? Como começaram?

Sonnya: Eu comecei a fazer cosplay em Outubro de 2001. Naquele verão, eu estava visitando meu primo em Barcelona, na Espanha, e como não tinhamos nada para fazer passavamos os dias assistindo animes, e estavamos assistindo As Aventuras de Mini-Godesses, que é uma história alternativa para Ah! My Goddess (Ah! Megami Sama). Eu gostei tanto da roupa da Belldandy que, com a ajuda da minha madrasta, nós decimos fazê-la para o halloween. Na verdade havia um evento também em Outubro, sobre o qual eu havia lido em uma revista, e eu decidi estrear meu cosplay lá, sem mesmo saber que haveriam outros cosplayers.

wcseua04.jpgRenee: Eu fui ao meu primeiro evento em 2001, que por acaso era o Otakon (eu não tinha idéia que era um dos maiores eventos nos EUA). Mesmo sendo domingo, eu fiquei muito espantada com a quantidade de cosplayers lá. Um deles em particular, estava com cosplay do meu personagem favorito de Escaflowne, e eu decidi também fazer um cosplay para o Otakon do ano seguinte. Mas eu não tinha a menor idéia de como costurar, então os meus primeiros, bem... os meus 5 primeiros cosplays mais ou menos foram exercícios de futilidade.

Cosplayers.net: E sendo as cosplayers experientes que são, o que significa para vocês ir ao WCS no Japão, e representar os EUA lá?

Sonnya: Absolutamente é uma honra enorme. Os Estados Unidos são uma potência no cosplay e na moda em geral e poder competir com outros cosplayers talentosos na terra onde o nosso hobby começou, é simplesmente indescritível como eu estou animada.

Renee: Eu estou tão animada por ter a oportunidade de viajar para um país com o qual eu venho sonhando a tantos anos, e encontrar pessoas de outras culturas que são tão apaixonadas como eu pelo cosplay. Fazer novos amigos é uma das coisas sobre as quais eu estou mais animada, mas claro que também estou animada para mostrar que os EUA estão tão ligados em cosplay quanto qualquer um dos países que estão competindo.

{mospagebreak}

.

.

Cosplayers.net: O NY Anime Festival, evento que realizou as eliminatórias nos EUA, escolheu um formato que é de certa forma diferente dos outros países. Os cosplayers podiam se apresentar em grupos com mais de duas pessoas, e até onde nós sabemos esse formato é único em termos de eliminatórias do WCS. Vocês poderiam nos explicar como foi feito, e como isso afetou vocês, seja de uma forma negativa ou positiva?

wcseua02.jpgwcseua03.jpgSonnya: Na verdade nós tivemos muita dificuldade tentando escolher uma série com dois personagens principais fortes, que se adequassem ao nosso tipo físico e que fossem bons o bastante para competir. Eu acredito que o nosso grupo foi um dos dois únicos que tiveram mais de duas pessoas na apresentação. Quando foi anunciado que poderiamos nos apresentar com mais de duas pessoas, nós imediatamente escolhemos Guerreiras Mágicas de Rayearth, porque a Renee é uma grande fã.

Renee: Na verdade eu não sabia que o formato do NY Anime Festival era diferente das outras eliminatórias. Eu estou realmente grata por haverem permitido três pessoas no grupo, porque colocar as três Guerreiras Mágicas era minha visão ideal para a apresentação.

Cosplayers.net: Independente do número de pessoas no grupo, era preciso especificar de antemão quem seria a dupla do WCS, no caso do grupo sair vencedor. Como vocês decidiram isso com a terceira integrante do seu grupo? E por falar nisso, qual o nome dela?

Sonnya e Renee: A terceira integrante do nosso grupo é na verdade a colega de quarto da Sonnya, Jessie. Ela também é cosplayers, mas quando contamos a ela sobre a competição ela disse que preferia que nós fossemos. Por causa disso, nós fizemos a roupa dela, e ela foi muito prestativa ensaiando tanto com a gente.

Cosplayers.net: Os EUA estiveram fora do WCS por alguns anos, and os boatos corriam soltos nos blogs e foruns sobre resultados que teriam sido manipulados em eliminatórias anteriores. Como isso afetou vocês quando decidiram competir? E como isso está afetando os cosplayers americanos? Vocês poderiam nos dar suas opiniões a esse respeito?

Sonnya e Renee: As pessoas nos perguntam isso bastante. Do ponto de vista dos EUA, muitos cosplayers ainda estão rancorosos pelo que aconteceu. Nós participamos da competição muito bem informadas do que aconteceu no passado, e como as equipes foram afetadas. Nós estamos tentando manter a mente aberta sobre a competição como um todo, porque, vamos ser francos, é a oportunidade de uma vida de ir para o Japão e interagir com outros cosplayers de todo o mundo. Nós queremos fazer o melhor que pudermos e deixar nosso país orgulhoso. Nós vamos documentar tudo no nosso blog (http://teamusa2008.livejournal.com) antes, durante e depois do evento, para que o público americano possa compartilhar nossa experiência.

{mospagebreak}

.

.

Cosplayers.net: Falando um pouco do cosplay nos EUA, o que o WCS significa para os cosplayers americanos? Ele é considerado uma competição importante, simplesmente um show da TV Japonesa ou o que? Se o WCS não é considerado a maior competição de cosplay para os americanos, qual seria?

Sonnya e Renee: O WCS não tem mais o mesmo impacto no cenário cosplay americano quanto costumava ter, por causa do que aconteceu no passado, o que é compreensível. Mas juntas como uma equipe nós o consideramos sim a competição de cosplay mais importante em nossas vidas. Há muito em jogo para nós nesse evento. Se as coisas derem certo com a nossa experiência, mais cosplayers vão participar no ano que vem e competir também.

wcseua05.jpgCosplayers.net: E sobre o WCS no Japão? Quais as suas expectativas sobre a viagem? Vocês já estiveram no Japão antes? Qual vocês acham que vai ser a parte mais excitante da viagem? E qual a lista de coisas que vocês querem ver ou fazer lá de qualquer jeito?

Sonnya: Eu vivo dizendo isso para todo mundo: eu estou mais animada é com a comida. Eu sou uma grande fã de gastronomia, e comida japonesa é uma das minhas favoritas. Eu quero experimentar comidas exóticas como o fugu (baiacú) e comer o autêntico sushi naqueles bares com esteiras rolantes. Então sair para comer é o principal para mim. Eu também quero visitar todos os templos e shopping centers e com sorte, se tivermos tempo, a Renee e eu queremos ir até a Torre de Tokyo com nossos cosplays de Magic Knight Rayearth para tirar fotos.

Renee: Tem tantas coisas que eu mal posso esperar para fazer. Eu estou muito animada para encontrar as outras equipes e fazer novos amigos, comer a autêntica comida japonesa e ver a paisagem. Eu quero muito mesmo ir à minha primeira onsen (termas). Espero que dê tempo!

Cosplayers.net: E suas famílias? Como eles reagiram quando souberam do WCS? E o que eles pensam sobre vocês fazerem cosplay?

Sonnya: Eu acho que a minha mãe começou a chorar quando eu contei para ela no telefone. Meu pai ficava me chamando de "minha campeã" e está me fazendo imprimir todas as fotos e artigos a nosso respeito, para pendurar nas paredes. Acho que ele quer mostrar para todo mundo o quanto eu sou nerd. Os dois estão muito orgulhosos de mim, mas acredite, já são 7 anos lidando com a coisa toda de "quando você vai crescer e fazer coisas mais importantes com a sua vida". Eu sei que eles fazem isso porque querem que eu me dê bem na vida, mas ei, eu não prestei atenção a eles e olha só onde eu cheguei. Vocês também podem agradecer aos meus pais por eu ser tão persistente.

wcseua06.jpgRenee: Minha mãe sempre ficou orgulhosa dos meus cosplays, ela é realmente muito legal a esse respeito. Ela até criou a sua própria conta no livejournal, só para poder ler a minha. Meu pai normalmente é muito menos tolerante a esse respeito, ele quase sempre fica chateado quando meu quarto fica todo bagunçado quando estou trabalhando em um cosplay. Mas mesmo ele está orgulhoso de verdade por eu ter sido selecionada para o Team USA, e ele demonstra isso do jeito quieto dele.

Cosplayers.net: Para terminar essa entrevista, nós também vamos ter eliminatórias para o WCS em Julho do próximo ano, mas já estão todos animados por aqui se preparando. Quais seriam as suas palavras para os cosplayers daqui que estão trabalhando duro por uma chance de encontrar vocês, e todos os outros cosplayers no Japão?

Sonnya: Brasil, eu desejo a vocês muita sorte! Dêem o melhor de si e quando nor virmos no Japão vamos fazer o nosso melhor para deixar nossos países orgulhosos! Eu mal posso esperar para encontrar vocês!

Renee: Eu vi tantas fotos lindas de cosplayers brasileiros online, e eu sei que há muitos talentos por ai. Eu mal posso esperar para conhecer o "Team Brazil", e estou ansiosa por encontrar essas pessoas incríveis!

 

Última actualización el Viernes 14 de Diciembre de 2007 00:11