Home Competições World Cosplay Summit Saiba mais sobre o nitrato de potássio.

Saiba mais sobre o nitrato de potássio.

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

Após a desclassificação de Juliana e Loren pelo uso de um material não autorizado em sua apresentação durante o evento carioca Rio Anime Club, o Cosplayers.net procurou saber mais sobre o nitrato de potássio, produto que teria sido usado pela dupla e que provocou a desclassificação.

O assunto do momento no World Cosplay Summit 2008 - Etapa JBC Brasil é a desclassificação de Juliana e Loren, a dupla que se apresentou no Rio Anime Club e perdeu posteriormente sua vaga pelo uso de material proibido em sua apresentação. O motivo alegado pela Editora JBC, responsável pela realização do WCS no Brasil, para a desclassificação da dupla foi o uso de nitrato de potássio para produzir o efeito de fumaça saindo de uma caixa.

Através de pesquisa e contato com especialistas no assunto vamos mostrar o que é o nitrato de potássio, e quais as implicações de seu uso em diversas situações. Na entrevista onde conta a sua versão da história, Loren relata que usou o nitrato de potássio misturado com açúcar e corante, e que a mistura quando friccionada começaria a produzir fumaça.

O vídeo abaixo ilustra o uso da mistura de nitrato de potássio com açúcar para produzir fumaça. Neste caso,  a mistura foi queimada e não friccionada.

O que é

nitratodepotassio.jpgO nitrato de potássio, também conhecido como saltpeter é um sal inorgânico, cuja fórmula é KNO3, utilizado para combater a contaminação por bactérias em indústrias de carnes defumadas e embutidos (salsishas, linguiças, etc). Também é utilizado na fabricação de fertilizantes, indústria bélica e em fogos de artifício, além de ser um dos componentes da pólvora negra. No Brasil, o produto é fabricado pela Companhia Eletroquímica Jaraguá.

Quais os riscos?

O Cosplayers.net ouviu um especialista em Química para entender melhor os riscos da utilização do nitrato de potássio. Para isso, conversamos por telefone com Lauro Pereira Dias, mestre em Engenharia Química e primeiro secretário do Conselho Regional de Química da 4a região. Lauro também tem mais de 35 anos de experiência com produtos químicos controlados pelo Exército.

O Engenheiro Químico nos contou que o nitrato de potássio é um produto com venda controlada pelo exército brasileiro, através do decreto número 3665, de 20 de Novembro de 2000, também conhecido como R-105. De acordo com o Anexo I deste decreto, disponível no site da Secretaria de Fiscalização de Produtos Controlados, o produto é considerado "químico militar" e a venda só pode ocorrer com autorização do exército. Apesar disso, segundo nos contou Lauro, é possível comprar fertilizantes que contém nitrato de potássio com certa facilidade.

Lauro também alerta para os riscos da manipulação do nitrato de potássio por pessoas não qualificadas, uma vez que se trata de um produto inflamável ou explosivo quando em contato com materiais combustíveis, além de poder causar tosse, dor de garganta e vermelhidão na pele e nos olhos, entre outros sintomas.

De acordo com a ficha de informações de segurança de produtos químicos do nitrato de potássio, que nos foi gentilmente cedida pelo engenheiro químico Lauro Dias, os principais perigos relacionados ao nitrato de potássio são:

Perigos mais importantes

Irritante. Oxidante.

Efeitos adversos à saúde humana

Nocivo se ingerido.

Perigos físicos e químicos

Inflamável e/ou explosivo se em contato com substâncias combustíveis.

Perigos específicos

Explosão em contato com substâncias redutoras.

Principais sintomas

Tosse, dor de garganta, vermelhidão na pele e nos olhos, dor abdominal, tontura, diarréia e convulsões.

Classificação do produto

Substância oxidante. Comburente.

Visão geral de emergência

Pode causar irritação na pele, nas mucosas e no sistema respiratório e irritação grave nos olhos.

Para finalizar, Lauro Dias informa que, apesar dos riscos envolvidos em sua manipulação, a fumaça produzida pelo nitrato de potássio, quando misturado com açúcar não é tóxica, mas pode ser desagradável e potencialmente irritante para pessoas mais sensíveis.

Última actualización el Jueves 03 de Abril de 2008 08:20  

Comentarios  

 
0 # RE: Saiba mais sobre o nitrato de potássio. 17-08-2010 20:33