Home Competições World Cosplay Summit Cosplay e WCS na Dinamarca

Cosplay e WCS na Dinamarca

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

Nesta entrevista, o organizador do J-Popcon e das eliminatórias do World Cosplay Summit na Dinamarca Casper Jensen, nos conta detalhes sobre os eventos, o cosplay e os concursos em seu país.

casper-jensen-denmark-small.jpgCosplayers.net: Para começar você poderia se apresentar aos nossos leitores, e nos contar de que modo você está ligado às eliminatórias do WCS na Dinamarca?

Casper: Olá, meu nome é Casper Jensen, tenho 21 anos e trabalho como principal organizador na área de cosplay da convenção anual de mangás e animês J-Popcon, na Dinamarca. Esse é o meu quarto ano como organizador da J-Popcon e eu gosto muito de cosplay e eventos de cosplay.

Cosnet: Você poderia nos contar um pouco sobre o cosplay e os eventos de cosplay na Dinamarca? Qual o tamanho da comunidade cosplayer por aí e como ela vem evoluindo nos últimos anos?

C: O cosplay na Dinamarca tem evoluído muito nos últimos anos. Em 2006 nós iniciamos as eliminatórias para o WCS e desde então os cosplayers dinamarqueses têm participado muito mais de competições. Antes de 2006 as pessoas usavam seus cosplays muito mais fora das competições, apenas para se divertir. Mas agora as pessoas estão olhando com mais profissionalismo para o cosplay desde que as eliminatórias para o WCS começaram. Notamos também que os cosplayers estão mais confiantes em construir seus cosplays e se apresentar no palco, desde um pequeno evento chamado SVScon que começou no início desse ano.

Não temos muitos eventos de animê e mangá aqui na Dinamarca, mas definitivamente há alguns: temos por exemplo a J-Popcon, da qual eu sou um dos organizadores, e onde tivemos aproximadamente 1400 visitantes neste ano. Na eliminatória tivemos 17 equipes participando, dos 35 grupos que se apresentaram no total dentro do concurso do evento. Desde o ano passado o número de grupos cresceu mais de 150%, então o futuro do cosplay na Dinamarca é realmente brilhante! Um outro evento, o SVScon é focado em cosplay. É um evento de três dias só sobre cosplay e tem alguns tipos de competições diferentes, nas quais os cosplayers podem participar em vários níveis. Então mesmo que alguém não seja tão bom assim ainda tem chance de se apresentar e mostrar seu trabalho. Esse evento é bem pequeno, mas ainda assim tem entre 200 e 300 visitantes.

Eu diria que o cosplay se tornou uma parte muito importante dos eventos aqui na Dinamarca, e com certeza é a grande atração do J-Popcon desde que adquirimos as eliminatórias do WCS. Além disso, o cosplay está evoluindo para um novo patamar na Dinamarca. Um grupo de cosplayers, entre os quais eu e Sigge (integrante da dupla representante no WCS) começamos uma pequena equipe de voluntários que querem elevar o nível do cosplay para que a qualidade geral das roupas e detalhes dos cosplays feitos aqui sejam muito maiores no futuro. Então, no final do outono deste ano nós montamos um website e uma revista on-line gratuita em dinamarquês a respeito de cosplay. A revista pode ser baixada no www.cosmag.dk.

Cosnet: Também gostaríamos de saber um pouco sobre o J-Popcon. Qual o tamanho do evento e qual o papel do cosplay na programação do evento como um todo?

C: O J-Popcon é um evento anual de animê e mangá que acontece em um centro cultural onde normalmente são realizados outros eventos relacionados com a cultura dinamarquesa. Como eu disse antes, este ano tivemos aproximadamente 1400 visitantes. A organização por trás do J-Popcon é chamada J-Popkai. Somos um grupo de 12 organizadores trabalhando de forma voluntária no J-Popcon. O papel do cosplay no evento é realmente grande. Este ano convidamos Renee Gloger do "Team USA WCS 2008" [representante americana no WCS 2008], Anna Dengenhard do "Team Germany WCS 2007" [representante alemã no WCS 2007] e Karen Heinrich, campeã alemã de cosplay em 2008 como juízes para o concurso de cosplay que escolheu nossos representantes no WCS.

Os cosplayers convidados também participaram de várias palestras sobre cosplay fora da Dinamarca e painéis específicos sobre perucas e sobre suas experiências no WCS 2008. Eu diria que o cosplay é um dos maiores atrativos para os visitantes do J-Popcon e representa um papel realmente importante no evento.

Cosnet: Como surgiu a idéia de trazer o WCS para a Dinamarca e quais as suas motivações para levar o projeto em frente?

C: Acredito que tudo começou com o antigo embaixador japonês Masaki Okada, que estava por aqui em 2006. Ele foi uma das pessoas que iniciou o WCS no Japão há muito tempo. Então, quando ele veio para a Dinamarca, quis que o país participasse do WCS também. Então o J-Popkai/J-popcon se comprometeu a fazer as eliminatórias desde 2006 e temos estado ávidos por criar um show de cosplay cada vez melhor todo ano.

Cosnet: E como você vê o feedback da comunidade cosplayer a respeito das eliminatórias do WCS?

C: O feedback da comunidade é ótimo. Todos realmente estão dando o seu melhor para fazer cosplays e apresentações cada vez mais detalhados. Todo ano o número de competidores nos concursos está crescendo mais e mais. Então é muito bom mesmo ver como a comunidade cosplayer está lentamente crescendo, mesmo que ainda não seja tão grande quanto em outros países.

Cosnet: Você poderia nos explicar como é realizada a eliminatória na Dinamarca?

C: A J-Popkai, a organização por trás do J-Popcon tem um grupo específico para as atividades de cosplay no J-Popcon. O grupo organiza os concursos de cosplay e implementa as eliminatórias do WCS no evento. Este ano as preliminares do WCS 2009 foram feitas dentro do concurso de cosplay como uma categoria à parte onde os cosplayers podiam se inscrever para participar. Fizemos isso para adequar as regras do WCS japonês às regras do concurso cosplay do J-Popcon, e facilitar para os juízes que teriam de decidir os ganhadores das diferentes categorias.

Cosnet: Agora que vocês já têm seus representantes escolhidos, o que acontecerá em seguida? Que tipo de suporte os ganhadores estão recebendo/vão receber em sua viagem para o Japão e na jornada até a final do WCS?

C: O suporte da organização é dado através de um representante que irá instruí-los sobre a viagem ao Japão. Além disso, nós mantemos contato pessoal com a dupla, para apoiá-los o máximo possível. Durante a viagem também teremos um representante da organização com a dupla, para dar o apoio que eles precisarem no Japão.

Cosnet: Vocês planejam continuar promovendo eliminatórias para o WCS no J-Popcon nos próximos anos?

C: Sim, esse é um de nossos sonhos. Nós queremos promover as elminatórias pelo maior tempo possível, para mostrar ao resto do mundo que a Dinamarca também tem cosplayers maravilhosos.

 

Foto: arquivo pessoal

Última actualización el Jueves 27 de Noviembre de 2008 09:38