Home Competições World Cosplay Summit WCS 2009 - Proibidos personagens da Shueisha na final internacional

WCS 2009 - Proibidos personagens da Shueisha na final internacional

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

TV Aichi divulga as regras oficiais para a edição 2009 do World Cosplay Summit e, entre as mudanças, está a proibição de cosplays baseados em personagens da Editora Shueisha. Atualizado às 14h40: mais detalhes divulgados sobre a mudança nas regras.

O site oficial do World Cosplay Summit no Japão, organizado pela TV Aichi, foi atualizado ontem para a edição 2009 do concurso. Entre as atualizações estão as novas regras, dentre as quais uma que proíbe a utilização de personagens cujos direitos pertençam a Shueisha, maior editora do Japão.

As regras deixam claro que quaisquer personagens da editora estão proibidos e citam como exemplo títulos como Death Note, D. Gray Man, Rurouni Kenshin, Bleach, Naruto, One Piece, Saint Seiya, Nana, entre outros. A Shueisha é a editora responsável pela publicação de algumas das revistas de mangá mais famosas do Japão, como a Weekly Shonen Jump, Ribon e Young Jump, entre outras.

Bagagem

Outra mudança significativa nas regras diz respeito às bagagens dos cosplayers que forem ao Japão. Segundo as novas regras a bagagem dos representantes de cada país deve se limitar ao que puder ser carregado pelos dois cosplayers mais um representante da organização, de uma só vez, para o local da competição e que possa ser preparado nos bastidores.

 

Atualização às 14h40: a Editora JBC, responsável pela etapa brasileira do World Cosplay Summit, informou em nota publicada há pouco no site oficial da competição que as regras para a final brasileira de 2009 não serão alteradas. Isso significa que as duplas poderão concorrer na final brasileira com cosplays de personagens da Editora Shueisha, mas no caso da dupla que vencer ter usado cosplays proibidos pelas novas regras, terá de preparar novos trajes para o evento no Japão.

Outro detalhe revelado pela nota da Editora JBC diz respeito ao áudio das apresentações na final internacional. Segundo a nota não poderão ser usadas as vozes originais dos personagens, gravadas do áudio das séries. Os cosplayers terão de produzir seu próprio áudio. No entanto, não foi feita nenhuma menção ao uso de músicas e trilha sonora das séries originais.

 

Séries proibidas 

As páginas referentes as revistas publicadas pela Shueisha possuem uma extensa lista das séries licenciadas pela editora e que não poderão ser usadas no WCS. Dentre elas, as principais revistas são Ribon, Weekly Shonen Jump e Monthly Shonen Jump. Uma lista completa das revistas, com links para as séries pode ser vista na página da Shueisha na Wikipedia.

Fontes: Site oficial do WCS no Japão e Site oficial do WCS no Brasil

Atualizado às 11h24 e às 14h40.

Última actualización el Jueves 16 de Abril de 2009 22:41