Home Competições Yamato Cosplay Cup WCS 2008: Loren fala sobre a desclassificação

WCS 2008: Loren fala sobre a desclassificação

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

Em entrevista exclusiva ao Cosplayers.net, Loren Louro integrante da dupla que conquistou o primeiro lugar na eliminatória do Rio Anime Club para o WCS 2008, conta a sua versão da história que culminou na desclassificação da dupla.

 Veja o comunicado da desclassificação e também o vídeo com a apresentação de Loren e Juliana.

wcsanimeclubmedium.jpgA dupla que conquistou a vaga no Rio Anime Club, Loren Louro e Juliana Pereira foi desclassificada pelos organizadores do WCS sob a alegação de terem utilizado materiais não autorizados nos efeitos especiais de sua apresentação.

Nesta entrevista exclusiva, Loren conta como ficou sabendo do fato, e suas reações após a notícia.

Cosplayers.net: Você poderia nos contar sobre o efeito que utilizaram, o material e qual era o resultado que vocês queriam obter?

Loren: Os materiais que usamos foram açúcar, nitrato [de potássio] e corante, que podem ser encontrados em qualquer lugar. Nós compramos em uma farmácia veterinária. Misturamos tudo e cozinhamos em uma panela, depois colocamos em uma tampinha de garrafa. Então, quando você fricciona ele começa a soltar fumaça. Eu testei isso várias vezes em casa e não era inflamável e nem tóxico.

Cosnet: Vocês chegaram a mandar um vídeo ou fotos do efeito para a organização do evento ou do WCS para verificar se podiam usá-lo?

Loren: Na verdade eu e a Juliana decidimos participar na última hora, porque eu estou trabalhando em quase todos os eventos onde há eliminatórias. Somente quatro dias antes decidimos participar e montamos tudo. A gente falou com o Edi [Edi Carlos, do departamento de marketing da Editora JBC e um dos juízes das eliminatórias] no dia do evento pela manhã, e ele disse que estava tudo bem para usar o efeito, já que era uma mistura simples. Foi a minha mãe mesma que explicou para ele. Se ele tivesse dito que era melhor não usar, nós teriamos subido ao palco sem fumaça mesmo.

Cosnet: Você e a Juliana falaram pessoalmente com o Edi então?

Loren: Sim.

Cosnet: Ele chegou a verificar o que vocês iam usar?

Loren: Não, nós contamos o que seria da mesma forma que estou te contando agora. Depois, na reunião, ele alegou que não tinha conhecimentos químicos ali na hora do evento, por isso autorizou.

Cosnet: Além do Edi Carlos, vocês falaram com mais alguém da organização do WCS ou do evento?

Loren: Com o Pedro [organizador do Rio Anime Club] que deu o OK também. Eu e a Juliana chegamos cedo no evento, sentamos no andar de baixo do palco e conversamos com o Edi. O evento nem tinha aberto ainda, mas o Pedro foi muito legal conosco e não nos deixou ficar com as malas na rua.

Cosnet: Depois do concurso alguém veio falar com vocês a respeito da apresentação? Chegaram a comentar alguma coisa sobre o efeito?

Loren: O pessoal gostou da apresentação e ninguém mencionou sobre o efeito, só que ficou lindo no palco.

Cosnet: Você diria que o efeito da fumaça era importante para a sua apresentação? A performance ainda teria sido a mesma sem ele?

Loren: Teria sim. Eu poderia ter substituído por uma lanterna ou deixado sem nada. A caixa abriria e eu ia cair de qualquer maneira.

Cosnet: Agora falando da desclassificação em si. Como vocês ficaram sabendo o que tinha acontecido?

Loren: Ficamos sabendo ontem (dia 01/04) em uma reunião na [Editora] JBC com o Edi Carlos.

Cosnet: Eles pediram para vocês irem até lá?

Loren: Sim. Antes eles só haviam mandado um e-mail perguntando o que eu usei, e eu expliquei tudo de novo.

Cosnet: Você se lembra quando recebeu esse email?

Loren: Acho que foi no domingo, não me lembro direito.

Cosnet: E como foi essa reunião? Você pode nos contar como eles abordaram o assunto?

Loren: A reunião foi para esclarecer o que nós usamos. E tudo o que eu falei no e-mail e aqui foi dito lá também. Mas nada adiantou. Eles nos falaram para tentar de novo em outra eliminatória e nos fizeram assinar um termo de desclassificação.

Cosnet: Então, você e a Juliana assinaram um termo tomando ciência de que foram desclassificadas.

Loren: Eles nos pediram. Eu assinei e fui embora. Acho que não dava mais para argumentar, e eu já estava abalada demais.

Cosnet: Na sua opinião, o que motivou a desclassificação de vocês?

Loren: Eu sinceramente prefiro não comentar, porque eu não vejo motivos. Até os cosplays da final já estavam em andamento. É meio chocante saber de tudo isso tanto tempo depois de ganharmos a vaga.

Cosnet: Você e a Juliana pretendem participar de outra eliminatória para tentar novamente uma vaga na final?

Loren: A Juliana quer tentar, mas eu não. Não quero mais passar por coisas assim. Vou continuar nos concursos onde eu já estou me dedicando, e onde eu sei que se eu pedir uma autorização ela será levada em conta.

Cosnet: Para completar, quais as suas impressões gerais sobre o WCS depois do que aconteceu?

Loren: Existem os prós e os contras. Eu acho que muita coisa ainda deve ser melhorada. É um evento de nome muito importante que não deve desaparecer. E a minha opinião eu deixo só para mim, pois querendo ou não eu estou muito inconformada com o que aconteceu. Eu só sei que não quero pensar tão cedo nesse campeonato.

Última actualización el Jueves 03 de Abril de 2008 03:07