Home Competições Yamato Cosplay Cup YCC 2008 - Preparativos para a final nacional

YCC 2008 - Preparativos para a final nacional

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

A menos de um mês para a final brasileira da Yamato Cosplay Cup começam os preparativos para a competição, que acontece durante o Anime Friends em Julho.

yamato_cosplay_cup_brasil.gifAo contrário do ano passado, em 2008 a final brasileira da Yamato Cosplay Cup vai acontecer em dois dias, durante o Anime Friends. No dia 11 (sexta-feira) os cosplayers se apresentarão na categoria Tradicional, e no dia 13 (domingo) será a vez da categoria Livre.

A final contará com a presença de 27 cosplayers, dos 28 originalmente classificados nas eliminatórias que aconteceram em eventos espalhados pelo país. O desfalque será de Giovanni Campos Giansante, classificado no Anibahia 2007 mas que comunicou há alguns dias que não poderá participar da final por motivos pessoais.

Um dos pontos mais elogiados na final de 2007, será mantido para 2008: os cosplayers contarão com recursos de palco como microfones sem fio (headsets e de mão), controle da iluminação e dos efeitos de fumaça no palco. Esse ano porém os cosplayers não poderão solicitar iluminação em cores diferenciadas, apenas indicar quando acender ou apagar as luzes do palco durante as apresentações. Os cosplayers também poderão usar este ano a ajuda de até dois ajudantes de palco cedidos pelo evento, além de um auxiliar pessoal no palco.

trocas de roupa limitadas

Uma novidade nas regras desse ano diz respeito a um recurso que começou a se popularizar no ano passado entre os cosplayers brasileiros: as trocas de roupa durante as apresentações. O recurso criativo que foi usado inclusive pela campeã da YCC Internacional do ano passado, a argentina Ana Maria Barrio, será limitado na final nacional desse ano.

Segundo as regras os cosplayers poderão trocar de roupa até duas vezes, totalizando um máximo de até três figurinos, desde que sejam do mesmo personagem. Na prática a regra não deve restringir a criatividade dos cosplayers, pois a própria restrição de tempo das apresentações - 3 minutos - já se apresenta como um severo impedimento para as trocas de roupa no palco.

Outra novidade nas regras, advinda da experiência com a primeira edição do concurso, diz respeito à efetiva utilização do cosplay nas duas apresentações. Segundo a nova regra é obrigatório que o cosplayer utilize e mostre o traje em suas apresentações Tradicional e Livre, não podendo por exemplo se apresentar mostrando apenas cartazes ou manipulando marionetes, sem que o cosplay apareça efetivamente.

Critérios de avaliação

Na YCC são atribuídas três notas aos competidores, sendo a soma das três a pontuação final que vai definir os ganhadores. As notas são dadas para Roupa, Apresentação Tradicional e Apresentação Livre.

Na apresentação tradicional será julgada a fidelidade para com o personagem, e a encenação e interpretação, que também incorporam cenários, qualidade do áudio e efeitos especiais. A nota da roupa será dada também ao final da apresentação tradicional. Já na apresentação livre o que conta é a criatividade e originalidade da apresentação.

Ordem das apresentações

A ordem das apresentações será definida por sorteio realizado no palco do Aquecimento Anime Family, evento que acontece nos dias 5 e 6 de Julho no Rio de Janeiro. O resultado do sorteio será divulgado oficialmente pela organização da YCC, e reproduzido pelo Cosplayers.net.

 

Fonte: Yamato Comunicações.