Home Competições Yamato Cosplay Cup Mudança nas regras da YCC 2009

Mudança nas regras da YCC 2009

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

A organização da Yamato Cosplay Cup informa mudanças nas regras para a edição de 2009. As mudanças vigoram já na primeira eliminatória, que acontece neste fim de semana durante o Animecon.

 

Veja as mudanças nas regras:

  • A idade mínima para participar passa de 14 para 16 anos.
  • Os três vencedores do Circuito Cosplay não participarão mais da final internacional como convidados.
  • O cosplayer que ganhar uma vaga para a final deverá estar disponível por cinco dias em Julho de 2009 para a competição, em um período que vai de uma quinta-feira até uma segunda-feira e os que não puderem comparecer em todos os dias serão desclassificados.
  • Para a final, o cosplayer que não enviar antecipadamente o roteiro completo e o contrato assinado e autenticado não terá sua passagem comprada e será substituído na competição. Em caso de desistência do próprio cosplayer não haverá substituição.


{mosimage}



Além das mudanças nas regras a organização do YCC divulgou também um guia com perguntas e respostas, baseado no formato publicado pelo Cosplayers.net para o CLC. Veja o guia e tire suas dúvias sobre a Yamato Cosplay Cup:

 

Em quais categorias os cosplayers terão de se apresentar?
Nas eliminatória: Tradicional
Na final brasileira:
Tradicional e livre
   
Quais os tempos mínimo e máximo de apresentação?
Nas eliminatórias: Tempo mínimo: não há
Tempo máximo: 1 minuto
Na final brasileira:
Tempo mínimo: 1 minuto
Tempo máximo: 3 minutos
   
Quais as mídias de origem permitidas para os personagens?
Nas eliminatórias:
São considerados válidos cosplays de personagens originados em qualquer tipo de mídia desenhada ou filmada, não importando a origem étnica, desde que o personagem seja de acesso público. Não são permitidos personagens de fanzines e fóruns, assim como "cosplays originais". É vetada ainda a participação e representação de personagens pornográficos ou eróticos (hentai).
Na final brasileira:
   
Quais os critérios de julgamento?
Nas eliminatórias:
Os quesitos são "roupa" e "interpretação" (tradicional). Cada um receberá nota de 1 a 10, com intervalos de 0,25. A nota 0 (zero) será dada apenas aos cosplayers desclassificados. Para o quesito "roupa", serão julgadas a dificuldade e fidelidade ao personagem original. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas sim as saídas técnicas usadas na execução da roupa. Para o quesito "interpretação" serão julgadas a fidelidade ao personagem e qualidade da encenação.
Na final brasileira:
Os quesitos são "roupa" (tradicional e livre), "interpretação" (tradicional) e "Criatividade" (livre). Cada um receberá nota de 1 a 10, com intervalos de 0,25. A nota 0 (zero) será dada apenas aos cosplayers desclassificados. Para o quesito "roupa", serão julgadas a dificuldade e fidelidade ao personagem original. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas sim as saídas técnicas usadas na execução da roupa. Para o quesito "interpretação" serão julgadas a fidelidade ao personagem e qualidade da encenação. Para o quesito "criatividade", os juízes são instruídos a julgar a originalidade da roupa e da interpretação da cena apresentada.
   
Qual a liberdade para a presença de ajudantes no palco?
Nas eliminatórias: Fica a cargo de cada evento que realiza a seletiva definir isto. Mas em geral, é permitido um ajudante à escolha da dupla, vestindo pelo menos uma camiseta preta, e dois staffs do evento (que podem incluir o apresentador do concurso).
Na final brasileira:
É permitido um ajudante à escolha da dupla, totalmente vestido de preto, e dois staffs do evento (que não podem incluir o apresentador do concurso).
   
Quais os tempos limite para montagem e desmontagem de cenários no palco?
Nas eliminatórias:
Não existe nenhuma regra especifica pra isto, mas o cosplayer deverá deixar o palco limpo ao fim da apresentação e seguir as regras do concurso de cosplay tradicional com relação ao material utilizado (incluindo seu tamanho). O evento que realiza a seletiva pode ainda vetar a utilização de cenários, cada cosplayer deverá consultar o respectivo evento em relação a isto.
Na final brasileira:
Será permitido 1 minuto para a montagem e 30 segundos para a desmontagem dos cenários no palco.
   
Qual a liberdade para representar personagens de sexo diferente daquele do cosplayer (crossplay)?
Nas eliminatórias: Não há nenhuma restrição ao crossplay.
Na final brasileira:
   
Qual a idade mínima para participar?
Nas eliminatórias:
Qualquer pessoa com mais de 4 anos pode se inscrever no concurso do evento onde se realiza a eliminatória, mas apenas maiores de 16 estarão concorrendo à vaga para a final brasileira.
Na final brasileira:
Apenas maiores de 16 anos podem participar.
   
Haverá a possibilidade de falar ao vivo ou o áudio precisará ser gravado?
Nas eliminatórias: Os cosplayers poderão utilizar áudio gravado ou falar ao vivo, utilizando os microfones de mão fornecidos pelo evento. É de responsabilidade de cada evento determinar se os microfones serão com ou sem fio.
Na final brasileira:
Os cosplayers poderão utilizar áudio gravado ou falarao vivo, utilizando os microfones do tipo "headset" (auriculares) fornecidos pelo evento.
   
Quais recursos adicionais, além do áudio, podem ser usados na apresentação?
Nas eliminatórias: Podem ser usados todos os recursos e efeitos especiais permitidos nas regras da categoria Tradicional do concurso do evento. Não será permitido porém o uso de equipamentos eletrônicos adicionais, nem será possível usar iluminação diferenciada no palco.
Na final brasileira:
Podem ser usados recursos adicionais como projeção de vídeo no telão, microfones sem fio (fornecidos pelo evento) e iluminação diferenciada durante a apresentação.
   
Quais armas, ou réplicas de armas são permitidas nas apresentações?
Nas eliminatórias: Está proibido o uso de explosivos, armas de fogo mesmo que descarregadas e armas brancas com fio. Apenas objetos que não representem risco aos presentes são permitidos.
Na final brasileira:
   
Em que idiomas devem estar os diálogos da apresentação?
Nas eliminatórias:
Os diálogos podem estar em qualquer idioma.
Na final brasileira:
Os diálogos devem ser somente em Português, porém músicas podem estar em qualquer idioma.

 

Fonte: Yamato Comunicações.

Última actualización el Jueves 24 de Julio de 2008 07:49