Home Notícias Geral Gripe suína afeta eventos no México

Gripe suína afeta eventos no México

There are no translations available.

O surto da doença contagiosa que atacou o México causa efeitos negativos em todos os setores da sociedade. Nem mesmo os eventos de animê, mangá e cosplay escaparam dos prejuízos.

Segundo comunicado publicado hoje no site e blog oficiais do Expo TNT, maior evento de animê, mangá e cosplay do México, a próxima edição, que deveria acontecer nos dias 30 de abril, 1o, 2 e 3 de maio foi adiada em vista do surto de gripe.

O comunicado informa que o adiamento se dá em face de uma decisão do governo mexicano de cancelar eventos ou atos de concentração massiva de pessoas por todo o país. O Expo TNT está previsto para acontecer em nova data, dos dias 18~21 de junho.

No evento estão previstos concursos de cosplay em diversas categorias, incluindo uma exclusiva para personagens do grupo CLAMP, com prêmios de 20 mil pesos mexicanos (aproximadamente R$3.200). Outra atração seria o show da cantora japonesa Yumi Matsuzawa (cantora dos temas da saga de Hades, Saint Seiya), mas até o momento não foram informados detalhes sobre o show na nova data do evento.

Gripe

A gripe suína é uma variação do vírus influenza, que ataca diversas espécies animais, incluindo porcos e aves. Em humanos, a transmissão normalmente é esporádica, mas no surto desencadeado no México já morreram mais de 100 pessoas por causa da doença e ao todo são mais de 1.600 infectados, dos quais aproximadamente 400 estão hospitalizados.

A variante do vírus que surgiu no México já se espalhou por Estados Unidos, Canadá e Ásia. No Brasil ainda não há casos confirmados da doença, mas duas pessoas estão internadas no Instituto Emílio Ribas, em São Paulo, com suspeita de infecção. Ambos são brasileiros que voltaram de viagem ao México.

[Editado em 27/04/09 às 16h30min] Os dois casos suspeitos de gripe suína internados em São Paulo foram confirmados como sendo dengue e sinusite. A informação foi divulgada pelo governador de São Paulo, José Serra. Entretanto, há dois casos suspeitos internados em Belo Horizonte.

 

Fontes: Blog Expo TNT, Site Expo TNT, G1, Globo.com

Última actualización el Lunes 27 de Abril de 2009 16:34