Home Notícias Cosplay AFAX - Competição premia talentos do cosplay asiático

AFAX - Competição premia talentos do cosplay asiático

There are no translations available.

O Regional Cosplay Championship aconteceu no último fim de semana (13-14) durante o Anime Festival Asia (AFAX) em Singapura. O concurso reuniu os maiores talentos do cosplay asiático para uma competição que acima de tudo foi um show de talento e organização.

O Anime Festival Asia acontece é um dos maiores eventos temáticos voltados para a cultura pop japonesa em toda a Ásia. Realizado no Suntec Singapore, em Singapura, o evento reuniu em sua última edição mais de 70 mil visitantes em dois dias, e foi palco mais uma vez do Regional Cosplay Championship.

O concurso, disputado em duplas e um dos maiores daquele continente, reúne cosplayers de diversos países do sudeste asiático para uma final no AFAX, que este ano foi vista por mais de 5 mil pessoas. Este ano o principal patrocinador da competição foi a Canon, que além de premiar os participantes com produtos de sua linha de câmeras fotográficas também ofereceu prêmios em dinheiro nos valores de 300 e 200 dólares de Singapura (aproximadamente 230 e 150 dólares americanos) para os segundo e terceiros colocados, respectivamente. Já a dupla campeã recebeu como prêmio passagens de ida e volta para o Japão.

Este ano os grandes vencedores foram os representantes da Tailândia, com uma apresentação baseada no anime Monster Hunter. Em segundo lugar ficou a dupla da Indonésia, com a dupla de Singapura em terceiro. Os juízes do concurso foram os cosplayers Kaname, Aira, Clive e Alodia, além de uma representante da Canon.

Clique na imagem para ver mais fotos do Regional Cosplay Championship.

Assista ao vídeo com a apresentação vencedora. As demais apresentações do Regional Cosplay Championship também estão disponíveis no Youtube.



Se não bastasse destacar-se pelo elevado nível dos participantes ou pela presença de cosplayers de renome internacional no júri, o Regional Cosplay Championship também mostra excelência na organização, formato e regras da competição. As inscrições são restritas a cosplayers de Singapura, Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas, e apenas cosplays de personagens com origem japonesa são permitidos.


Preliminares

Após passar pelo processo de seleção inicial, que é feito pela internet e decide os representantes de cada país, as duplas finalistas vão à Singapura para competir na final. O rigor no julgamento porém já começa nas seletivas, onde os participantes são avaliados não só pelas imagens do cosplay que inscreveram para a final, mas também por seus trabalhos anteriores, que também precisam ser submetidos. Nesta fase há até uma penalidade prevista para fotos editadas digitalmente, que são analisadas caso a caso pela organização do concurso.

Os critérios de julgamento na etapa preliminar são bastante rígidos, mas ao contrário da maioria dos concursos os cosplayers podem se inscrever com trajes comprados ou encomendados de outros cosplayers/cosmakers. Os critérios que compõem a nota final são fidelidade do traje (45%), qualidade do cosplay (35%) e escolha do personagem (20%). Este último critério avalia o quanto a escolha do personagem foi adequada ao cosplayer, ou seja, o quanto o traje escolhido combina com o tipo físico do participante. Este critério também sofre descontos de 5% e 10%, no caso de trajes encomendados ou comprados, respectivamente.


Final

Já na final, onde os cosplayers finalmente se apresentarão no palco, os critérios de julgamento são fidelidade, qualidade do cosplay, performance e interpretação.

O critério de fidelidade, que representa 25% da nota final, avalia o cosplay em relação ao personagem original, e também em relação às fotos submetidas pelo cosplayer na etapa preliminar. Já o critério de qualidade do cosplay avalia os detalhes, qualidade de construção e acabamento, e responde por 20% da pontuação final. Novamente, trajes encomendados ou comprados sofrem um desconto de 5% e 10% na nota deste critério. Tanto fidelidade quanto qualidade são avaliadas em separado nos bastidores, antes dos cosplayers subirem ao palco.

O critério performance avalia a desenvoltura da dupla no palco, o nível de entretenimento proporcionado pela apresentação e a direção técnica da performance. O peso total deste critério é de 40% da nota final, sendo 30% para o entretenimento proporcionado e 10% para a direção técnica. Finalmente o critério interpretação avalia especificamente a fidelidade da interpretação do cosplayer em relação ao personagem caracterizado, e responde por 15% da nota final.

O Regional Cosplay Championship é sem dúvidas um dos concursos de cosplay com melhor organização e mais alto nível técnico em todo o mundo, e demonstra não só a paixão dos cosplayers pela arte mas também o comprometimento de organizadores e patrocinadores em promover um concurso de alto nível.


Fontes: Alafista, AFAX. Imagem: Alafista. Vídeo: Xiongba.

Última actualización el Jueves 18 de Noviembre de 2010 12:15