Home Notícias Cosplay Começou hoje a 74a edição do Comiket

Começou hoje a 74a edição do Comiket

There are no translations available.

Começou hoje no Japão a 74a edição do Comic Market, ou simplesmente Comiket como é mais conhecido pelos inúmeros cosplayers e fãs de mangá e animação que duas vezes por ano visitam o evento.

Se fosse possível descrever o Comiket em apenas uma palavra, essa palavra seria "superlativo". Além de ser um dos eventos relacionados com mangá, anime e cosplay mais tradicionais do Japão - e de todo o mundo, o Comiket também é uma convenção de proporções gigantescas em todos os aspectos.

O Comiket é um evento voltado principalmente para o mercado e a comunidade doujinshi do Japão que acontece duas vezes por ano. Doujinshi são mangás escritos, publicados e muitas vezes comercializados por grupos independentes, que muitas vezes contam histórias paralelas ou continuações não oficiais de séries de sucesso.

O evento teve sua primeira edição em 1975, e muitos acreditam que o fenômeno cosplay surgiu no Japão com os membros dos grupos doujinshi se vestindo como seus personagens para atrair a atenção do público no evento. Em sua primeira edição o evento apresentou números modestos, com a participação de apenas 32 grupos doujinshi e aproximadamente 700 visitantes.

Em seus 33 anos de vida porém o evento sofreu um crescimento exponencial e a edição que começou hoje espera nada menos de 35.000 grupos doujinshi e estonteantes 500.000 visitantes em 3 dias de evento. Para se ter uma idéia do número de grupos e publicações comercializadas no evento, é necessário um catálogo impresso com mais de 1.400 páginas apenas para listar os títulos de todos.

comiket_japao.jpg

Mesmo com suas enormes proporções o Comiket procura manter sua filosofia de evento feito por fãs para fãs, e até hoje a entrada é gratuita. Os grupos que quiserem expor e vender seus trabalhos no evento porém precisam pagar uma taxa mínima de 7500 ienes (aproximadamente R$ 111,00) por um espaço com menos de 2m de comprimento.

Os cosplayers também são bem vindos ao evento e comparecem em números cada vez maiores em cada edição. O evento fornece infra-estrutura de vestiários para os cosplayers, mas esses serviços também são pagos, apesar de o valor, cerca de 800 ienes ou menos de R$ 12,00 não ser dos mais caros. Outro aspecto que o evento faz questão de enfatizar em seu material publicitário é que para cada cosplayer do sexo masculino que visita o evento existem 4 ou 5 cosplayers do sexo feminino.

As regras para cosplayers no Comiket são um pouco mais restritas que em outros eventos, mesmo para os padrões de um país como o Japão, onde organização e civilidade são muito valorizadas. Trocas de roupa somente são permitidas nos vestiários para cosplayers, e os locais onde são permitidas fotos também são restritos. Além disso não são permitidas apresentações ou performances em meio ao público.

Mais informações sobre a história do Comiket e a edição desse fim de semana podem ser vistas em uma apresentação da história do Comiket (em inglês) e no site do evento (em japonês). A edição de número 74 do Comiket acontece de 15 a 17 de Agosto no Tokyo Big Site, na capital japonesa. A próxima edição está programada para os dias 28, 29 e 30 de Dezembro.

Foto: Comiket Inc.

Última actualización el Sábado 16 de Agosto de 2008 04:37