Home Notícias Cultura Japonesa Furoshiki - o charme dos embrulhos japoneses

Furoshiki - o charme dos embrulhos japoneses

Correo electrónico Imprimir PDF
There are no translations available.

Furoshiki é o nome em japonês para um pedaço de tecido normalmente utilizado para embrulhar e transportar roupas, presentes e, claro, o clássico bento. Saiba um pouco mais sobre essa tradição japonesa, e aprenda a fazer seus próprios embrulhos com o furoshiki.

wrap1small.jpgQualquer um que já tenha assistido algum anime, série de TV ou filme japonês, ou mesmo lido um mangá, tem grandes chances de já ter visto um furoshiki. Seja para embrulhar o almoço (o clássico bento), uma ou mais garrafas de sake ou até mesmo uma melancia, suas aparições são tão comuns nas obras de ficção como são na vida cotidiana do japonês.

O furoshiki nada mais é do que um pedaço de tecido, que pode ser seda, algodão ou nylon entre outros, geralmente pintado com temas tradicionais ou usando o shibori (uma técnica de pintura de tecidos). Seu tamanho pode variar de poucos centímetros até maior do que um lençol, mas as medidas mais comuns são 45, 68 e 72cm. Os registros de sua utilização datam do período Nara (710 a 794 DC).

wrap4small.jpgA palavra furoshiki tem origem de uma de suas principais utilizações durante o período Edo, quando eram utilizados para embrulhar as roupas daqueles que frequentavam os banhos públicos no Japão. O nome furoshiki se escreve com os ideogramas de "furo" (banho) e "shiki" (abrir, espalhar).

Existem muitas formas de se utilizar o furoshiki para embrulhar os mais diversos objetos e, dependendo do formato do que se quer embrulhar, a técnica muda bastante quase sempre resultando em um embrulho charmoso e diferente. Além do charme, o furoshiki é ecologicamente correto, pois substitui o papel e as sacolas de plásticos no embrulho e transporte de objetos, além de ser reutilizável. Em 2006 o próprio ministro do meio-ambiente do Japão lançou um furoshiki temático com o objetivo de promover o seu uso em outros países.

Então que tal aprender a fazer alguns embrulhos clássicos com o furoshiki, e dar um toque charmoso, exótico e ecológico aos seus próximos presentes?

Embrulho Básico

Quatro Nós

Para melancia

otsukai.jpg

yottsu.jpg

suika.jpg

     

Carregar nos ombros 

Objetos cilíndricos

Objetos retangulares 

katakake.jpg

maki.jpg

hira.jpg

     

Bolsa de mão 

Nó cruzado

Livros

tesage.jpg

kousa.jpg

hon.jpg

     

Dois nós 

Nó escondido 

Uma garrafa 

futatsu.jpg

kakushi.jpg

binippon.jpg

     

Duas Garrafas 

Objetos retangulares

 

binnihon.jpg

sao.jpg

 

Fonte: Furoshiki.com

Última actualización el Martes 19 de Febrero de 2008 12:08  

Comentarios  

 
0 # 好きではなかったshaira naakuira 20-12-2012 18:48
私は服の区画をモデル化したいので、私は好きではなかった
 
 
0 # 好きではなかったshaira naakuira 20-12-2012 18:50
私は衣類の小包をモデルにしたかったから好かれていない